Regras de Comissão

Você pode definir uma regra de comissão para seus agentes que prospectam operações em sua factoring, definindo quando a comissão pode ser paga, sobre quais parâmetros e percentuais ela deve ser aplicada.

Para configurar uma regra de comissão para um Agente, acesse Cadastros > Agentes, editar, e clique na aba Regras de comissão.

Regras de comissão

Existem 3 opções de tipo de comissão:

  • Não calcular: nenhuma comissão será calculada para o Agente;

  • Calcular ao pagar operação: a comissão será calculada quando a operação for paga;

  • Calcular na baixa total do título: a comissão será calculada quando o título for baixado totalmente (liquidado);

Escolhendo a opção Calcular ao pagar operação ou Calcular na baixa total do título, você pode definir sobre quais valores gostaria que a comissão fosse calculada e quais os percentuais.

Quando uma comissão é calculada, é lançado na Conta Corrente do Agente um lançamento do tipo Comissão.

A regra de comissão configurada somente tem efeito a partir do momento que foi configurada, não tendo efeito retroativo.

Dúvidas frequentes

Alterei a regra de comissão do Agente, mas as comissões já pagas não foram recalculadas. Por que? A regra de comissão somente tem efeito a partir do momento que é configurada, ou seja, comissões já calculadas não são recalculadas quando é feita uma alteração de regra, somente tendo efeito para os novos pagamentos de operações e baixa total de títulos que ocorrerem.

Fiz o estorno do pagamento de uma operação ou da baixa de título, e foi lançado no conta corrente do agente um lançamento de estorno. Caso você estorne o pagamento de uma operação ou a baixa total de um título onde foi calculado comissão, o Fomenti irá efetuar um lançamento de estorno na Conta Corrente do Agente para estornar a comissão que havia sido calculada. Pelo fato de ser um conta corrente que calcula o saldo a cada lançamento, o Fomenti não pode simplesmente excluir o lançamento de comissão, pois isso comprometeria o saldo dos lançamentos. Por isso é feito o lançamento de estorno.

Tenho acesso a algum relatório onde posso imprimir os lançamentos da Conta Corrente do Agente? Sim. Acesse menu Cadastros > Relatórios > C/C Agente.

Paguei a comissão do agente. O que tenho que fazer para ser deduzido da Conta Corrente o valor pago? Você tem que fazer um lançamento manual de débito na Conta Corrente do Agente, especificando que se trata do pagamento de comissão do agente. Dessa forma será deduzido da conta corrente do agente o valor que foi pago a ele a título de comissão.

Existe algum lugar na Operação ou no Título onde eu possa ver se foi calculada a comissão do agente? Sim. Tanto na Operação como no Título, ao lado do campo Agente, você pode visualizar o botão "Visualizar comissão paga". E no histórico da operação/título também fica registrado o lançamento da comissão.