Fomenti
HomeIr para aplicação
  • Introdução
  • Primeiros Passos
    • A interface do sistema
    • Configurações iniciais
    • Multifator de Autenticação (MFA)
    • Configurando a Área do Cedente
    • Central de Notificações
    • Fila de Mensagens
    • Digitando minha primeira operação
  • Painel de Controle
  • Cadastros
    • Cedentes
      • Configurar tarifas
      • Anexos
      • Modelo de Documento
      • Documento para Assinatura
      • Financeiro do Cedente
    • Sacados
    • Agentes
      • Regras de Comissão
      • Conta Corrente
    • Fornecedores
    • Feriados
    • Tarifas
    • Modelos de documentos
      • Configurando um modelo de documento
    • Motivos Devolução
    • Bancos
    • Tags
    • Relatório
      • Relatório do Cedente
      • Financeiro do Cedente
      • Relatório Sacado
      • Relatório C/C Agente
  • Financeiro
    • Contas
    • Fluxo de Caixa
    • Extrato
    • Conciliação Bancária
      • Importando arquivo .OFX
      • Fazendo a Conciliação
      • Conferindo a Movimentação
      • Ignorando lançamentos do banco
      • Desfazendo lançamentos conciliados
    • Contas a Pagar / Receber
    • Categorias
    • Clientes
    • Fornecedores
    • Relatórios
  • Movimentos
    • Fomento a Produção
    • Operações
      • Gerar modelo de documento
      • Confirmação de Título
      • Importando um XML de NF-e/NFS-e na Operação
      • Importando Excel de Titulos
      • Recomprando Títulos
      • Lançando Outros Acréscimos/Descontos
    • Empréstimos
      • Antecipação de parcelas
    • Registradora
    • Títulos
    • Baixa em lote
    • Recompra
    • Formas de pagamento
      • Repasse de Cheques
    • Relatórios
      • Fomento a Produção
      • Operações
      • Empréstimos
      • Resumo Diário
      • Recompra
      • Títulos
      • Histórico de Baixas
      • Títulos Prorrogados
      • Inadimplência
      • Títulos em Atraso
      • Resumo Financeiro
  • Cred Análise
  • Cobrança Bancária
    • Carteira
      • Carteira Boleto Fácil
      • Carteira de cobrança com seu banco
        • Banco Inter: Como gerar certificado de integração com API
    • Boletos
      • Gerando e Enviando Boletos na Operação
      • Gerando Boletos em Títulos
      • Gerando Boleto com Desconto
      • Gerando Boleto Parcial
      • Gerando Boleto Avulso
      • Vincular Boleto Avulso
      • Enviar Boletos por E-mail
      • Gestão de Boletos
      • Informar Pagamento de Boleto
      • Layouts de Impressão de Boleto
    • Remessas
      • Como enviar o arquivo de remessa ao banco?
        • Enviando remessa ao Banco do Brasil
        • Enviando remessa ao Bradesco
        • Enviando remessa a Caixa
        • Enviando remessa ao Itaú
        • Enviando remessa ao Santander
        • Enviando remessa ao Sicredi
        • Enviar remessa ao Sicoob
    • Retornos
    • Relatórios
      • Boletos
    • Automatizar envio de remessa e retorno
    • Dúvidas frequentes
  • Assinatura Eletrônica
    • Assinar Modelos de Documentos
  • Connect Serasa
  • Área do Cedente
    • Cadastro Usuário Cedente
    • Login
    • Digitação de Operação
    • Gerando Boletos na Operação
    • Recebendo Operação Cedente
  • Dúvidas frequentes
  • Glossário
  • Histórico de atualizações
  • Próximas implementações
Powered by GitBook
On this page
  • Cadastrando uma carteira de cobrança
  • Passo 1 - Informações sobre a carteira
  • Passo 2 - Configurando próximo número e número remessa
  • Passo 3 - Configurando os boletos
  • Passo 4 - Iniciando a homologação de sua carteira de cobrança
  • Passo 5 - Homologando sua carteira de cobrança
  • Passo 6 - Finalizando a homologação
  1. Cobrança Bancária
  2. Carteira

Carteira de cobrança com seu banco

carteira de cobrança do seu banco

Para emitir boletos através do Fomenti usando sua carteira de cobrança com seu banco você precisa cadastrar os dados de sua carteira de cobrança contratada em um dos mais de 15 bancos integrados ao nosso sistema.

A carteira escolhida por você junto ao seu banco define a forma como os seus boletos são gerados. Assim, quando é feito o pagamento de um boleto, o banco faz a leitura dos dados presentes nele e encaminha o dinheiro para a conta corrente vinculada à carteira de cobrança.

Sugerimos que você sempre consulte o seu gerente bancário para revisar esses dados.

Para todos os bancos é necessário informar o tipo ou número da carteira, CNAB (formato do arquivo remessa), CPF ou CNPJ, Nome ou Razão Social, Endereço, Próximo Nosso Número, Número da Conta com o dígito e Número da Agência, além disso há informações específicas de cada um dos bancos, como listamos abaixo:

Banco do Brasil

  • Número do Convênio

  • Convênio (utiliza-se o mesmo número acima)

Banco do Nordeste

  • Código do Usuário

Banestes

  • Número da Agência com o dígito

Banrisul

  • Número da Agência com o dígito

Bradesco

  • Número da Agência com o dígito

  • Código da Empresa

Caixa Econômica Federal

  • Número da Agência com o dígito

  • Convênio

Caruana

  • Número da Agência com o dígito

Cecred

  • Convênio da Cooperativa

Citibank

  • Conta Cosmos

  • Portfólio

  • Código de Portfólio

Credisis

  • Código do Convênio

Daycoval

  • Número da Agência com dígito

  • Código de Operação

  • Código da Empresa

Itaú

  • Sem informações adicionais

Safra

  • Número do Cliente

Santander

  • Código do Beneficiário

  • Código de Transmissão

Sicoob

  • Código do Cedente

Sicredi

  • Código do Cedente

  • Byte de Identificação

Cadastrando uma carteira de cobrança

Para cadastrar uma carteira de cobrança acesse menu lateral Cobrança Bancária > Carteiras, e então na parte superior direita da página clique no botão Adicionar nova carteira, e em seguida clique na opção Carteira bancária com seu banco.

Caso não esteja aparecendo o botão para Adicionar nova carteira, pode ser que seu plano não possui disponível a cobrança bancária ou tenha chegado ao limite de carteiras disponíveis. Entre em contato com nosso suporte para saber o real motivo e solicitar novas carteiras.

Passo 1 - Informações sobre a carteira

Preencha com todas as informações solicitadas. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o seu gerente que ele saberá lhe ajudar.

Ainda não tenho uma carteira de cobrança contratada Ligue agora para sua agência e solicite a contratação de uma das carteiras listada para o seu banco.

Passo 2 - Configurando próximo número e número remessa

Na próxima etapa, você deve informar qual o próximo nosso número e número da remessa. Essa informação só é necessária caso você já tenha emitido boletos nessa carteira em seu banco. Caso nunca tenha emitido boletos de cobrança nessa carteira, pode deixar marcada a opção Primeira vez. Caso tenha dúvidas, pergunte ao seu gerente.

Passo 3 - Configurando os boletos

Nessa tela você deve configurar algumas informações dos boletos, conforme abaixo:

  • Multa: a multa em percentual que será cobrada em caso de atraso no pagamento boleto. Esse valor será cobrado sobre o valor total do boleto;

  • Juros: o juros diário que será cobrado em caso de atraso no pagamento do boleto.

  • Aplicar fator como juros: caso marcada essa opção, o fator de compra cobrado na operação do título será aplicado como juros no boleto.

  • Dias para protesto: quantos dias após o vencimento do boleto ele será enviado para protesto automaticamente pelo banco. Deixe 0 (zero) para que os boletos não sejam enviados pelo banco para protesto de forma automática.

  • Permitir pagto. após: permitir pagamento após ,a quantidade de dias selecionado, o vencimento, sendo o valor máximo de 999 dias.

  • Instruções para o Caixa: instruções a serem adicionadas ao boleto para informação do caixa ou do sacado.

  • Categoria Financeiro: a categoria que será utilizada na baixa de boletos no Financeiro.

Após clicar em Criar carteira, a carteira será criada e você passará para a etapa de Homologação da Carteira.

Passo 4 - Iniciando a homologação de sua carteira de cobrança

Após criar uma nova carteira dentro do Fomenti, você é redirecionado para a tela para dar início ao processo de homologação da carteira.

Leia atentamente as orientações da tela final, marque os 3 boxes informando ter ciência dos próximos passos e clique em Iniciar homologação.

Passo 5 - Homologando sua carteira de cobrança

Após iniciar a homologação, você é redirecionado para a tela de Remessas Bancárias, onde deve baixar o arquivo de remessa para enviá-lo através do seu internet banking.

Na lista de remessas, clique em Baixar arquivo e salve o arquivo no seu computador. Caso não tenha encontrado onde baixar o arquivo é só entrar no menu lateral Cobrança Bancária > Remessas.

Sempre que houver geração de boletos em sua conta é necessário que você realize o registro dos boletos. Isso é feito com o envio do arquivo remessa de forma manual ou automático. Para habilitar o envio de forma automática, entre em contato com o nosso suporte técnico.

Passo 6 - Finalizando a homologação

O boleto gerado para homologação não é pago pelo Fomenti. Ele é usado apenas como forma de verificar com o banco se todos os dados estão corretos.

PreviousCarteira Boleto FácilNextBanco Inter: Como gerar certificado de integração com API

Last updated 1 year ago

Conta Financeiro: configurando uma conta do , toda vez que um boleto for pago o Fomenti automaticamente irá lançar o crédito nos lançamentos da conta configurada.

Com o arquivo salvo em seu computador, acesse seu internet backing, entre na área de Remessa / CNAB, e importe o arquivo de remessa. Veja como fazer a importação do arquivo remessa dos principais bancos . Em caso de dúvida entre em contato com seu gerente que ele saberá lhe orientar.

Para finalizar a homologação, baixe do seu banco o arquivo de retorno no dia útil seguinte ao envio do arquivo de remessa, e importe na opção .

Após finalizada a homologação você já terá acesso completo ao módulo de Cobrança Bancária e poderá começar a emitir, enviar e acompanhar os status dos seus boletos, tudo isso online e na mesma plataforma. Veja aqui .

Financeiro
clicando aqui
Cobrança Bancária > Retornos
como emitir seu primeiro boleto