Carteiras

O que é uma Carteira de Cobrança?

A Carteira de Cobrança é um serviço contratado junto ao banco que permite a emissão de boletos bancários. Sem uma carteira de cobrança não é possível gerar boletos.

A carteira escolhida por você junto ao seu banco define a forma como os seus boletos são gerados. Assim, quando é feito o pagamento de um boleto, o banco faz a leitura dos dados presentes nele e encaminha o dinheiro para a conta corrente vinculada à carteira de cobrança.

Para emitir boletos através do Fomenti você precisa cadastrar os dados de sua carteira de cobrança contratada em um dos mais de 15 bancos integrados ao nosso sistema.

Sugerimos que você sempre consulte o seu gerente bancário para revisar esses dados.

Para todos os bancos é necessário informar o tipo ou número da carteira, CNAB (formato do arquivo remessa), CPF ou CNPJ, Nome ou Razão Social, Endereço, Próximo Nosso Número, Número da Conta com o dígito e Número da Agência, além disso há informações específicas de cada um dos bancos, como listamos abaixo:

Banco do Brasil

  • Número do Convênio

  • Convênio (utiliza-se o mesmo número acima)

Banco do Nordeste

  • Código do Usuário

Banestes

  • Número da Agência com o dígito

Banrisul

  • Número da Agência com o dígito

Bradesco

  • Número da Agência com o dígito

  • Código da Empresa

Caixa Econômica Federal

  • Número da Agência com o dígito

  • Convênio

Caruana

  • Número da Agência com o dígito

Cecred

  • Convênio da Cooperativa

Citibank

  • Conta Cosmos

  • Portfólio

  • Código de Portfólio

Credisis

  • Código do Convênio

Daycoval

  • Número da Agência com dígito

  • Código de Operação

  • Código da Empresa

Itaú

  • Sem informações adicionais

Safra

  • Número do Cliente

Santander

  • Código do Beneficiário

  • Código de Transmissão

Sicoob

  • Código do Cedente

Sicredi

  • Código do Cedente

  • Byte de Identificação

Cadastrando uma carteira de cobrança

Para cadastrar uma carteira de cobrança acesse menu lateral Cobrança Bancária > Carteiras, e então na parte superior direita da página clique no botão Adicionar nova carteira.

Caso não esteja aparecendo o botão para Adicionar nova carteira, pode ser que seu plano não possui disponível a cobrança bancária ou tenha chegado ao limite de carteiras disponíveis. Entre em contato com nosso suporte para saber o real motivo e solicitar novas carteiras.

Passo 1 - Informações sobre a carteira

Preencha com todas as informações solicitadas. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o seu gerente que ele saberá lhe ajudar.

Ainda não tenho uma carteira de cobrança contratada Ligue agora para sua agência e solicite a contratação de uma das carteiras listada para o seu banco.

Passo 2 - Configurando próximo número e número remessa

Na próxima etapa, você deve informar qual o próximo nosso número e número da remessa. Essa informação só é necessária caso você já tenha emitido boletos nessa carteira em seu banco. Caso nunca tenha emitido boletos de cobrança nessa carteira, pode deixar marcada a opção Primeira vez. Caso tenha dúvidas, pergunte ao seu gerente.

Passo 3 - Configurando os boletos

Nessa tela você deve configurar algumas informações dos boletos, conforme abaixo:

  • Multa: a multa em percentual que será cobrada em caso de atraso no pagamento boleto. Esse valor será cobrado sobre o valor total do boleto;

  • Juros: o juros diário que será cobrado em caso de atraso no pagamento do boleto.

  • Aplicar fator como juros: caso marcada essa opção, o fator de compra cobrado na operação do título será aplicado como juros no boleto.

  • Dias para protesto: quantos dias após o vencimento do boleto ele será enviado para protesto automaticamente pelo banco. Deixe 0 (zero) para que os boletos não sejam enviados pelo banco para protesto de forma automática.

  • Instruções para o Caixa: instruções a serem adicionadas ao boleto para informação do caixa ou do sacado.

  • Conta Financeiro: configurando uma conta do Financeiro, toda vez que um boleto for pago o Fomenti automaticamente irá lançar o crédito nos lançamentos da conta configurada.

  • Categoria Financeiro: a categoria que será utilizada na baixa de boletos no Financeiro.

Após clicar em Criar carteira, a carteira será criada e você passará para a etapa de Homologação da Carteira.

Passo 4 - Iniciando a homologação de sua carteira de cobrança

Após criar uma nova carteira dentro do Fomenti, você é redirecionado para a tela para dar início ao processo de homologação da carteira.

Leia atentamente as orientações da tela final, marque os 3 boxes informando ter ciência dos próximos passos e clique em Iniciar homologação.

Passo 5 - Homologando sua carteira de cobrança

Após iniciar a homologação, você é redirecionado para a tela de Remessas Bancárias, onde deve baixar o arquivo de remessa para enviá-lo através do seu internet banking.

Na lista de remessas, clique em Baixar arquivo e salve o arquivo no seu computador. Caso não tenha encontrado onde baixar o arquivo é só entrar no menu lateral Cobrança Bancária > Remessas.

Com o arquivo salvo em seu computador, acesse seu internet backing, entre na área de Remessa / CNAB, e importe o arquivo de remessa. Veja como fazer a importação do arquivo remessa dos principais bancos clicando aqui. Em caso de dúvida entre em contato com seu gerente que ele saberá lhe orientar.

Sempre que houver geração de boletos em sua conta é necessário que você realize o registro dos boletos. Isso é feito com o envio do arquivo remessa de forma manual ou automático. Para habilitar o envio de forma automática, entre em contato com o nosso suporte técnico.

Passo 6 - Finalizando a homologação

Com o arquivo de remessa enviado ao banco você deve encontrar o boleto no sistema do banco. Se você já enviou a remessa, ele estará cadastrado. Descubra o valor do boleto gerado para que sua conta seja liberada para uso. O valor do boleto gerado é inferior a R$ 3,00. Procure este boleto de homologação em sua conta corrente. Peça ajuda ao seu gerente caso não saiba onde procurar boletos registrados.

O boleto gerado para homologação não é pago pelo Fomenti. Ele é usado apenas como forma de verificar com o banco se todos os dados estão corretos.

Para confirmar a homologação, retorne ao Fomenti, acesse o menu lateral Cobrança Bancária > Carteiras, e na lista de carteiras clique em Finalizar Homologação na carteira e digite o valor correspondente ao boleto gerado.

Após finalizada a homologação você já terá acesso completo ao módulo de Cobrança Bancária e poderá começar a emitir, enviar e acompanhar os status dos seus boletos, tudo isso online e na mesma plataforma. Veja aqui como emitir seu primeiro boleto.