Dúvidas frequentes

Dúvidas mais frequentes sobre a Cobrança Bancária.

O que preciso ter para emitir boletos de cobrança no Fometi?

É necessário você ter uma carteira de cobrança bancária contratada em seu banco. Caso ainda não possua, entre em contato com seu gerente bancário e solicite uma carteira de cobrança.

Após ter uma carteira contrata, siga nosso tutorial de como cadastrar uma carteira de cobrança no Fomenti.

Onde caem os valores pagos pelos boletos?

Os valores pagos vão cair diretamente em sua conta bancária assim como é quando você emite o boleto pelo internet banking do seu banco. O Fomenti apenas faz a emissão dos boletos e não recebe nenhum valor referente aos boletos pagos.

Preciso emitir mais boletos mensalmente do que possuo disponível em meu plano. Posso contratar um plano adicional de boletos?

Sim. Caso precise emitir de forma regular mais boletos do que existe em seu plano, solicite ao nosso suporte via chat, telefone ou email (fomenti@fomenti.com.br) os valores para contratar adicional mensal de boletos.

Atualmente os boletos que emito são remetidos pelo meu banco ao endereço dos Sacados. O Fomenti dá suporte a esse recurso?

Sim. Mas é necessário você abrir um chamado na plataforma para que seja feita uma configuração personalizada no seu arquivo de remessa.

Os boletos emitidos pelo Fomenti saem com o Cedente como sendo o Avalista/Sacador do boleto?

Sim. O sistema está configurado por padrão para fazer isso. Para desativar essa opção entre em Configurações > Empresa, e na aba Configurações na empresa, clique na categoria Cobrança Bancária e desabilite a configuração correspondente.

Posso definir meu Cedente como sendo o beneficiário/emissor do boleto?

Não, pois na criação da carteira já foi definido que sua empresa é a beneficiária dos boletos. O Cedente irá sair no boleto como Avalista/Sacador.

Mesmo emitindo os boletos pelo Fomenti ainda preciso fazer a troca dos arquivos remessa/retorno com o banco?

Sim. A troca de arquivos remessa/retorno com o banco deve ser feita diariamente para informar o banco quais boletos você emitiu para registro (arquivo remessa) e quais boletos foram pagos (arquivo retorno) para que o Fomenti faça a baixa dos títulos.

Esse processo pode ser automatizado solicitando a automatização do envio dos arquivos. Veja aqui como funciona e como solicitar a automatização da troca de arquivos remessa e retorno.

O que acontece se eu ultrapassar o limite de boletos emitidos do meu plano contratado?

O Fomenti não faz o bloqueio da emissão de boletos. Caso ultrapasse o limite definido em seu plano, os boleto adicionais serão cobrados na fatura do mês seguinte.