Remessas

Os arquivos Remessa e Retorno são utilizados para a troca de informações entre o Fomenti e o seu banco. A troca destes arquivos entre os sistemas permite que as informações de emissão, registro, pagamento, vencimento e outras estejam sempre sincronizadas e atualizadas.

O envio do arquivo Remessa ao banco é obrigatório para todos os boletos com registro. Caso o arquivo não seja enviado, os boletos não serão registrados e o banco poderá recusar o seu recebimento ou cobrar uma multa do recebedor.

A tela de Remessas é onde você vai encontrar as carteiras com registros de remessa pendente e as remessas já geradas.

Os registros de remessa pendente são boletos que foram gerados ou alterados e que ainda não tiveram a remessa gerada.

Gerando o arquivo de remessa de uma carteira

A troca de arquivos entre o Fomenti e o seu banco, para registro dos boletos, pode ser realizada de duas formas:

I. Manual

O Fomenti lista as carteiras que possuem registros de remessa pendente, bastando você clicar em Gerar remessa para gerar o arquivo de remessa para a carteira.

Após a remessa ser gerada, ela é listada abaixo com situação Pendente. Assim que ela estiver pronta para ser baixada e enviada ao banco, ela passa para a situação Processado. Para baixar o arquivo de remessa já processado, clique em Baixar arquivo e salve o arquivo no seu computador. Para enviar o arquivo de remessa ao seu banco veja este tópico: Como enviar o arquivo de remessa ao banco?

Dependendo do valor dos boletos emitidos e do timing de pagamento do seu cliente, não é necessário gerar uma remessa por boleto. Você pode gerar uma no final da cada dia e enviar ao banco antes das 20:00h, horário de Brasília. Esta remessa irá conter todos os boletos emitidos desde a geração da remessa anterior.

II. Automática (conexão online)

Caso você opte pela troca automática dos arquivos Remessa e Retorno todo este processo será feito diretamente pelo Fomenti, sem nenhuma intervenção manual.

Para habilitar este recurso entre em contato com nosso suporte via chat ou pelo email falecom@fomenti.com.br para podermos lhe enviar a Carta de Autorização, que deverá ser entregue ao seu gerente bancário, autorizando nosso parceiro de integração Kobana a trocar estes arquivos em seu nome.

Last updated