Retornos

Seja na hora de homologar a sua carteira de cobrança ou quando você já emite boletos através do Fomenti, é necessário entender como funciona o processo de troca de arquivos com o banco e muitas pessoas têm dúvidas em relação ao arquivo de retorno.

Importando o arquivo de retorno

O arquivo de retorno é usado como uma forma de confirmação de que o banco estará aceitando os arquivos gerados pelo nosso sistema e, depois, ele é usado como uma forma de atualizar o status dos seus boletos aqui. Existem duas formas de importar o arquivo retorno:

I. Manual

Manualmente, isso deverá ser feito baixando o arquivo retorno do seu internet banking e importando ele no Fomenti. Veja abaixo como fazer isso:

  1. Entre no internet banking de seu banco, baixe o arquivo de retorno e salve na sua máquina. Se não souber como fazer isso, peça auxílio ao seu gerente bancário;

  2. No Fomenti acesse o menu lateral Cobrança Bancária > Retornos;

  3. Na tela de Retornos Bancários, na parte superior direita clique no botão Importar arquivo retorno;

4. Clique em Selecione o arquivo para selecionar o arquivo retorno que você baixou do internet banking de seu banco e então clique em Importar.

Na lista de retornos, o arquivo que você importou fica inicialmente com a situação Pendente. Assim que ele é processado sua situação passa para Processado. Isso significa que o arquivo foi lido corretamente e que os registros contidos nele, como baixa dos títulos, foram processados com sucesso.

A importação do arquivo de retorno deve ser feita todos os dias no Fomenti para que o sistema saiba se todos os boletos foram registrados e quais boletos foram pagos.

II. Automática (conexão online)

Caso você opte pela troca automática dos arquivos Remessa e Retorno todo este processo será feito diretamente pelo Fomenti, sem nenhuma intervenção manual.

Para habilitar este recurso entre em contato com nosso suporte via chat ou pelo email fomenti@fomenti.com.br para podermos lhe enviar a Carta de Autorização, que deverá ser entregue ao seu gerente bancário, autorizando nosso parceiro de integração Boleto Simples a trocar estes arquivos em seu nome. A troca de arquivos automática tem o custo de R$ 0,10 por boleto após a habilitação.