Contas a Pagar / Receber
Acesso ao contas a pagar e contas a receber do financeiro
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Acesso ao contas a pagar e contas a receber do financeiro
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O Contas a Pagar / Contas a Receber é utilizado para controlar todos os pagamentos e recebimentos da empresa. Este recurso permite um maior controle das contas de sua empresa, permitindo saber as contas que tem a receber e a pagar em um determinado período.
Para acessar a tela de Contas a Pagar ou do Contas a Receber, acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar ou Contas a Receber.
Na tela do Contas a Pagar ou Contas a Receber você pode visualizar os lançamento adicionados de forma manual e os gerados pelo sistema através dos Movimentos.
Período: Selecione o período no qual gostaria de visualizar os pagamento / recebimentos. Exibir: Filtre por Vencidos, Contas a Pagar / Receber, Pagos / Recebidos. Conta: Filtre por uma conta específica. Categoria: Filtre por uma ou mais categorias. Busca: Faça uma busca pela descrição do lançamento.
Na lista de lançamentos, em cada lançamento você pode visualizar ao lado do valor um botão com ícone de mão, onde a mão para baixo na cor cinza significa que o lançamento está em aberto e ainda não foi pago / recebido; o ícone com a mão para baixo na cor vermelha significa que o lançamento está vencido e ainda não foi pago / recebido; e o ícone da mão para cima na cor verde significa que o lançamento está pago / recebido. Você clicando sobre esse botão você pode marcar / desmarcar o pagamento / recebimento do lançamento.
No botão Opções você pode selecionar as opções do lançamento, como Editar, Excluir ou Duplicar.
Para criar um novo lançamento, clique no botão Adicionar novo Pagamento / Recebimento.
Conta: a conta onde o lançamento será feito; Categoria: a categoria em que se enquadra o lançamento; Descrição: uma breve descrição que descreve o lançamento; Dt. Competência: a data que o lançamento correu. Caso seja uma conta de energia, pode ser a data da leitura, por exemplo; Vencimento: o vencimento do lançamento; Valor: o valor do lançamento; Repetir: não é obrigatório. Marque o "check box" caso você queira que o lançamento se repita por um período, como todo mês no caso de um aluguel, ou todo o ano no caso de um seguro, informando o número de ocorrência que o lançamento deve se repetir; Pago/Recebido: marcando essa opção o seu lançamento já entrará como pago / recebido no seu financeiro. Você pode informar a data de pagamento/recebimento, juros/multa, desconto, e o valor pago. Obs: Caso você digite um valor pago diferente do calculado, o sistema irá gerar um novo lançamento parcial com a diferença. + Mais informações: informações complementares do lançamento, como observação, cliente ou fornecedor.