Relatórios
Acesso ao campo de relatórios.
Last updated
Acesso ao campo de relatórios.
Last updated
O Relatório de lançamentos exibe todos os lançamentos ocorridos no período desejado e permite filtrar vários aspectos para que se tenha um relatório mais preciso.
Relatórios são importantes em todo o sistema de informação para mostrar de forma didática os dados disponível para os usuários.
Relatório de extrato exibe toda movimentação do seu financeiro relacionando suas contas "pagas" e "não pagas", toda movimentação financeira de suas contas a pagar e receber.
Relatório de Contas a Pagar exibe seu financeiro, podendo filtrar sob situação de "pagas" e "não paga".
Após clicar no botão "processar", o sistema irá processar esses dados e gera um relatório , ao finalizar o mesmo irá trazer o status "finalizado" e vai habilitar o botão para fazer o "Download"
Relatório de contas a receber , exibe seu financeiro de contas a receber , podendo ser filtrado pela situações "paga" e "não pago", como também pode-se filtrar uma categoria especifica.
Após clicar no botão "processar", o sistema irá processar esses dados e gera um relatório , ao finalizar o mesmo irá trazer o status "finalizado" e vai habilitar o botão para fazer o "Download"
O relatório DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um relatório contábil que demonstra o resultado financeiro de uma empresa, mostrando se houve lucro ou prejuízo. Ele resume todas as receitas, custos e despesas da empresa para calcular o resultado líquido.
Cada categoria de DRE do relatório tem o ícone de engrenagem para que seja configurado a categoria correspondente a informação:
Ao clicar no ícone irá abrir a janela para relacionar a categoria:
Clicando em Relacionar Categoria irá abrir uma nova tela onde poderá selecionar várias categorias do Financeiro que serão vinculadas a categoria do DRE:
Abaixo são relacionadas as categorias DRE que possuem apuração fixa no sistema e a sua origem dos dados:
1.1.1 Receita com Juros :
Deve buscar o mesmo valor do relatório de Resumo Financeiro > Fomento a Produção > Informações de Fomento a Produção amortizados > Valor dos juros recebidos.
1.1.2 Tributos Retidos:
Deve buscar o mesmo valor do relatório de Resumo Financeiro > Fomento a Produção > Total IOF.
1.2.1 Receita com Deságio (Fator de Compra):
Deve buscar o mesmo valor do relatório de Resumo Financeiro > Operações > Total Fator de Compra.
1.2.2 Tarifas e Encargos de Antecipação:
Deve buscar o mesmo valor do relatório de Resumo Financeiro > Operações > Total AdValorem + Total Taxas e tarifas.
1.2.3 Tributos Retidos:
Deve buscar o mesmo valor do relatório de Resumo Financeiro > Operações > Total ISS + Total IOF Títulos Prorrogados > Vlr. IOF + Vlr. ISS (somente de Duplicata Mercantil/Serviço, Cheque e Nota Promissória).
1.2.4 Rendimentos de Encargos Adicionais:
É a soma dos seguinte valores:
Deve buscar o mesmo valor do Relatório de Históricos de Baixas > Tarifa Paga + Multa Paga + Vlr. Juros Pago (somente de Duplicata Mercantil/Serviço, Cheque e Nota Promissória).
Relatório de Títulos Prorrogados > Vlr. Fator + Vlr. Ad Valorem + Vlr. Tarifa (somente de Duplicata Mercantil/Serviço, Cheque e Nota Promissória).
1.3.1 Juros e Encargos sobre Empréstimos:
Deve buscar o mesmo valor do relatório de Resumo Financeiro > Empréstimos > Total juros.
1.3.2 Tarifas, Comissões e Outras Taxas de Crédito:
Deve buscar o mesmo valor do relatório de Resumo Financeiro > Empréstimos > Total tarifas.
1.3.3 Tributos Retidos:
Deve buscar o mesmo valor do relatório de Resumo Financeiro > Empréstimos > Total IOF. Relatório de Títulos Prorrogados > Vlr. IOF + Vlr. ISS (somente de Empréstimo).
1.3.4 Rendimentos de Encargos Adicionais:
É a soma dos seguintes valores:
Deve buscar o mesmo valor do Relatório de Históricos de Baixas > Tarifa Paga + Multa Paga + Vlr. Juros Pago (somente de Empréstimos).
Relatório de Títulos Prorrogados > Vlr. Fator + Vlr. Ad Valorem + Vlr. Tarifa (somente de Empréstimos).
2.1 Tributos sobre Receita:
É a soma dos seguintes valores:
Deve buscar os mesmos valores do relatório de Resumo Financeiro > Fomento a Produção > Total IOF + Operações > Total IOF + Operações > Total ISS + Empréstimos > Total IOF.
Relatório de Títulos Prorrogados > Vlr. IOF + Vlr. ISS.
As demais categorias do DRE são computados os valores de acordo com os lançamentos das categorias do Financeiro que foram relacionadas, sendo que o lançamento do Financeiro deve estar Pago e com a data de competência dentro do mês e ano da apuração do DRE.
Caso a categoria do Financeiro contenha lançamentos de natureza contrária à categoria do DRE (por exemplo, o DRE está configurada como Receita, mas os lançamentos financeiros são de Despesa), o relatório será gerado com base nesses dados, o que pode resultar em divergências em relação ao esperado.
As categorias do DRE devem ser linkadas as para apuração das receitas e despesas no relatório. Por isso, antes de gerar o relatório de DRE será necessário configurar as categorias do DRE, clicando em Configurar categorias do DRE.