Histórico de atualizações

Consulte aqui o histórico das últimas atualizações da Fomenti.

Versão 1.20.20240620 - 20/06/2024

Novos recursos

  • Novo relatório de Históricos de Baixas: Criamos esse novo relatório em substituição ao relatório de Títulos Baixados (descontinuado), pois esse traz uma visão mais precisa das baixas efetuadas em um período.

  • Operação - Dias máximo para operar: Criamos duas novas configurações na Empresa e no Cedente chamadas Dias máximo pra operar cheque e Dias máximo para operar Duplicata / NP. Caso configurado, ao digitar os títulos de uma operação o sistema irá verificar se os dias totais estão dentro da margem de dias máximos para o tipo de título, caso contrário irá barrar o título na operação.

Melhorias

  • Prorrogação de Título - Alteração de valor de boleto sem cancelar original: Implementamos na prorrogação de títulos o recurso onde ao fazer uma prorrogação que é necessário alterar o valor do boleto já gerado para o título, o sistema não cancela o boleto caso o banco de suporte para alteração de valor do boleto, gerando apenas uma instrução ao banco da alteração do valor do boleto. Apenas alguns bancos dão suporte a esse recurso. Veja aqui se seu banco permite alteração do valor do boleto.

  • Baixa em Lote - Data de lançamento no Financeiro: Agora ao fazer a baixa em lote de títulos, caso você escolha uma conta no Financeiro para lançar a baixa, você pode definir a data de lançamento no Financeiro, podendo com isso definir uma data de lançamento na conta diferente da data da baixa.

  • Modelos de Documentos - Envio por email - Adicionar anexo: Adicionamos na opção de envio de modelos de documentos por email a opção de adicionar anexo, permitindo com isso que o usuário adicione anexos a parte para serem enviados no email junto com o modelo de documento.

Versão 1.20.20240604 - 04/06/2024

Melhorias

  • Modelos de Documentos - Antecipação de Empréstimos: Foi criado um novo local para modelos de documentos em Antecipação de Empréstimos, com suas próprias variáveis e listas.

  • Relatório de Títulos: Foi adicionado o campo Valor Aberto na exportação por Excel (Tabular).

  • Assinatura Eletrônica: Fizemos um ajuste no envio de documentos para assinatura que são gerados por sacado, onde agora é permitido o envio do documento para signatários sem a necessidade de envio para os sacados.

  • Operação - Importação de XML de NFe: Implementamos a possibilidade de gerar operação a partir de uma NFe de exportação.

  • Operação - Importação de XML NFe/NFSe: Agora o sistema detecta na importação de um XML se o endereço do Sacado está diferente do endereço registrado na nota fiscal, permitindo atualização.

  • Operação - Confirmação de títulos: Criamos na configuração da empresa uma nova configuração na categoria Operação: "Permitir confirmar títulos após a operação Pago". Quando marcada a configuração, o sistema irá permitir o registro de confirmação de título mesmo se a operação já tiver sido paga.

  • Relatório de Títulos Baixados: Adicionamos uma nova coluna "Encargos Atraso", que soma os valores de tarifa e multa por atraso das baixas de um título.

  • Contrato de Empréstimo: Agora permitimos o pagamento de um empréstimo feito com data futura.

Versão 1.20.20240521 - 21/05/2024

Melhorias

  • Prorrogação de Títulos: Ao fazer uma prorrogação de título do tipo "Prorrogar título original e cobrar juros no novo vencimento", caso os títulos que estão sendo prorrogados possuam boleto de cobrança, após confirmada a prorrogação o sistema dará a opção de abrir a tela para gerar e enviar os novos boletos.

  • Relatório de Resumo Financeiro: Fizemos melhorias na área de Financeiro do Cedente, onde adicionamos mais valores sobre os lançamentos do Financeiro do Cedente que foram acertados. Fizemos também melhorias na área de Títulos Baixados.

  • Relatório de Boletos: Fizemos adição de novas colunas para informação do valor creditado, data do crédito e valor da taxa cobrada.

  • Modelos de Documentos: Introduzimos novas listas de dados para Títulos por tipo:

    • TITULOS_DP: Lista títulos do tipo Duplicata e Duplicata de Serviço

    • TITULOS_DM: Lista títulos do tipo Duplicata

    • TITULOS_DS: Lista títulos do tipo Duplicata de Serviço

    • TITULOS_NP: Lista títulos do tipo Nota Promissória

    • TITULOS_CH: Lista títulos do tipo Cheque

Correções

  • Apple Safari: Fizemos correções de quebras de layout dos menus que ocorriam apenas no navegador em questão.

Versão 1.20.20240422 - 22/04/2024

Novos recursos

  • Versionamento de Modelos de Documentos: Agora os modelos de documentos possuem um novo recurso chamado Versionamento, onde você pode subir várias versões nomeadas de um mesmo documento, e ter a opção de escolher qual versão quer gerar ou enviar para assinatura eletrônica.

Melhorias

  • Operação - Importação de XML de NFe/NFSe: Agora permitimos você alterar as duplicatas presente na nota de acordo com o que é necessário para importação. Muitas vezes a nota vem sem discriminar corretamente as duplicatas e isso causava retrabalho na importação. Com esse novo recurso você pode editar as duplicatas durante o processo de importação, podendo adicionar, alterar ou remover duplicatas como queira.

  • Cobrança Bancária - Nova permissão para Imprimir Boleto: Criamos uma nova permissão em Cobrança Bancária chamada Imprimir boleto, onde o usuário somente irá conseguir visualizar as opções de imprimir boleto nas telas do sistema se ele possuir essa permissão.

  • Relatório de Empréstimo: Agora permite a exportação em modelo tabular (Excel).

  • Cadastro de Cedente: Agora ao cadastrar um novo Cedente do tipo pessoa física, o sistema já verifica o quadro de sócios e cadastra os mesmos.

  • Cobrança Bancária > Retornos: Adicionado filtro por Data.

  • Cadastro de Feriados: Efetuadas melhorias do layout da tela.

Versão 1.20.20240325.2 - 25/03/2024

Melhorias

  • Novas permissões para Contas a Pagar e Contas a Receber: Criamos novas permissões para o maior controle do Contas a Pagar e do Contas a Receber. As novas permissões criadas são: Ver, Adicionar, Editar e Excluir.

Correções

  • Financeiro - Extrato: O campo Busca não fazia a busca adequada quando digitado apenas número ou palavras com acentuação.

  • Registradora: Efetuado ajuste para reduzir o número de problema no processamento de lotes de registros e atualizações de registros.

Versão 1.20.20240219.1 - 19/02/2024

Melhorias

  • Cadastros > Modelos de Docs: Fizemos melhorias de usabilidade na tela para ajudar na busca por documentos, onde agora você pode usar filtros para fazer a busca, além da ordenação está mais intuitiva.

  • Usuários: Foi adicionada a informação do MFA dos usuários na listagem de usuários.

  • Operação - Importação de XML de NFSe: Implementamos a cidade de Limeira/SP.

Correções

  • Assinatura eletrônica: Corrigimos um bug que impedia a consulta do status da assinatura caso um signatário já assinado tivesse ficado travado na situação Pendente.

Versão 1.20.20240102.2 - 02/01/2024

  • Multifator de Autenticação (MFA): estamos lançando uma importante funcionalidade de segurança para os usuários da Fomenti. Essa adição tem como objetivo reforçar a segurança dos seus dados e garantir uma experiência ainda mais protegida ao utilizar a Fomenti. Por padrão será habilitado o token de MFA por email para todos os usuários, mas a recomendação é para o uso do aplicativo autenticador, por dar maior segurança.

Melhorias

  • Financeiro do Cedente e relatório: Fizemos uma série de melhorias no Financeiro do Cedente e em seu relatório, com o objetivo de deixar mais claro e objetivo as informações dos lançamentos.

Versão 1.19.20231227.1 - 27/12/2023

Melhorias

  • Boleto Fácil (Iugu) - Pix QR Code: Agora todos os boletos gerado no Boleto Fácil são emitidos com o Pix QR Code para pagamento instantâneo.

  • Operação - Importação de Nota Fiscal de Serviço da cidade de Piracicaba/SP: Implementamos a importação da nota fiscal da cidade de Piracicaba/SP.

Versão 1.19.20231226.1 - 26/12/2023

Melhorias

  • Cadastro de Cedente - Ativar / Inativar: Padronizamos a opção de Ativar / Inativar o cadastro de Cedente para ficar igual ao cadastro de Sacado.

  • Financeiro - Fluxo de Caixa: Desvinculamos os valores de transferências dos Recebimentos e Pagamentos, ficando mais claro cada destinação.

  • Operação - Importação de Nota Fiscal de Serviço da cidade de Lorena/SP: Implementamos a importação da nota fiscal da cidade de Lorena/SP.

  • Usuário Cedente - Inativar cadastro: Agora é permitido inativar o cadastro do usuário cedente quando no status "Não confirmado".

Correções

  • Operação - Importação de Nota Fiscal: Corrigido problema onde em alguns casos de NFe o email do Sacado não era importado.

Versão 1.19.20231221.1 - 21/12/2023

Melhorias

  • Empréstimo - Intervalo personalizado: Nova opção de intervalo entre parcelas Personalizado, onde pode ser definido a quantidade de dias fixos entre as parcela. Quando usada essa opção o sistema ignora a configuração de parcelas apenas em dias úteis.

  • Cadastro de Cedente / Sacado - País: Foi adicionado novo campo País. Quando definido o país diferente de Brasil, o CPF/CNPJ deixa de ser obrigatório.

  • Recompra - Tarifa/Multa de título Devolvido: Agora quando é feita uma recompra de título devolvido e existe tarifa ou multa configurada na empresa, a multa e a tarifa de devolvido são cobrados na recompra.

Correções

  • Operação - Importação de Nota Fiscal: Corrigido erro que permitida a importação de notas fiscais onde a fatura continha mais de 10 números, causando problema na geração de boletos.

  • Cadastro de Cedente / Sacado: Corrigido erro que buscava novamente o endereço do CEP cadastrado na Receita quando abria o cadastro, fazendo com que o endereço já cadastrado foi substituído caso tivesse diferente.

  • Prorrogação - Valor do novo título: O valor da tarifa não estava sendo atualizado no campo Vlr. Novo Título da prorrogação .

  • Usuários - Novo cadastro: Ao gravar um novo cadastro de Usuário do sistema, o Grupo e a Função definidas para o novo usuário não eram gravados na primeira vez.

Versão 1.19.231121.1 - 21/11/2023

Melhorias

  • Empresa - Signatários: Foi adicionado no cadastro de Empresa, em Signatários da empresa, o tipo Testemunha.

  • Empréstimo - Renegociação: Alterado para permitir alteração da data de empréstimos do tipo Renegociação.

  • Assinatura Eletrônica: Agora é possível personalizar o papel do signatário. Para isso, escolha em Papel no signatário a última opção "Personalizar...", e então o sistema irá permitir digitar um papel personalizado.

  • Área do Cedente: Foi adicionado o recurso que permite o Cedente gerar boletos da Operação logo após enviar a operação para a empresa. Para habilitar esse recurso deve acessar o Usuário do Cedente e habilitar a permissão "Permitir gerar boleto em Operação".

  • *Nova tela* - Minha Organização: Agora no menu superior Configurações > Minha Organização, o administrador tem acesso centralizado as informações de sua Organização, como dados básicos, planos e configurações.

  • *Nova tela* - Meu Perfil: Criamos uma tela no menu superior onde aparece Seu nome > Meu perfil, onde o usuário pode verificar e alterar seus dados como Nome, Sobrenome, Email, Celular, e no futuro configurar a Autenticação multifator.

  • Modelo de Documentos - Melhoria de Performance: Fizemos uma melhoria de performance substancial na geração de Modelos de Documentos, alcançando uma melhoria de cerca de 95% no tempo de processamento de modelos com muitas variáveis e tabelas.

Correções

Esmagamos alguns pequenos bugs que estavam atrapalhando nossos clientes.

Versão 1.19.231023.1 - 23/10/2023

Melhorias

  • Régua de Cobrança - Disparo em dias úteis: Agora a régua de cobrança possui uma configuração para disparo apenas em dias úteis. Em Configurações > Empresas > Editar > Aba Régua de Cobrança, agora existe a opção Enviar notificações apenas em dias úteis. Quando habilitado, as notificações da régua serão disparadas apenas em dias úteis de acordo com o seguinte:

    • NO DIA DO VENCIMENTO: Títulos com notificação no dia do vencimento que vencem em dia não útil serão disparados no próximo dia útil.

    • ANTES/DEPOIS DO VENCIMENTO: A contagem dos dias de notificação configurado levará em conta apenas dias úteis, ou seja, uma regra para 2 DIAS ANTES DO VENCIMENTO que esteja sendo executada na quinta-feira irá notificar os títulos vencendo na segunda-feira, ignorando o sábado e domingo na contagem dos dias.

  • Régua de Cobrança - Novo horário de disparo às 11h: Fizemos uma mudança no horário de disparo da régua de cobrança, onde agora ela é executada às 11h, dando mais tempo para que as empresas executem suas rotinas de importação de retorno de cobrança e baixa dos títulos, diminuindo com isso as notificações de títulos que tenham sido pagos no dia anterior.

  • Agente - Comissão: Criamos uma nova configuração nas regras de comissão dos Agentes, onde agora é possível definir os tipos de baixas que devem ser ignoradas no comissionamento, evitando o cálculo de comissão para Baixa por Perda, por exemplo.

  • Fornecedores: Foi criado em Cadastros > Fornecedores esse novo cadastro para dar apoio no Fomento a Produção, pois a empresa de fomento precisa indicar no Fomento a Produção os fornecedores e seus dados bancários que serão usados para pagamento do fomento.

  • Boleto - Consulta de situação: Implementamos uma consulta de situação do boleto diretamente na tela de Detalhe do Boleto, onde ao lado do campo Situação agora existe um ícone para consultar a situação atual do boleto.

Correções

Esmagamos alguns pequenos bugs que estavam atrapalhando nossos clientes.

Versão 1.18.230801 - 01/08/2023

Melhorias

  • Operação: Novo campo de Tipo de Juros, onde pode ser definido se o cálculo será feito com o método de Valor Futuro (o mais tradicional e o mesmo usado em empréstimos) ou Valor Presente (o valor de face do título é trazido para o valor presente).

  • Operação: Ainda em Operações, melhoramos a forma que é calculado os dias adicionais, onde agora somente é considerado os dias úteis para a contagem de dias adicionais.

  • ** Empréstimo - Renegociação **: Essa melhoria era bastante esperada. Agora é possível fazer renegociações de títulos usando a opção renegociação em Empréstimos. Dessa forma você apenas precisa adicionar os títulos vencidos ou a vencer em um empréstimo de renegociação e o sistema faz todos os cálculos de juros, descontos e do valor do crédito para renegociação.

Versão 1.18.230720 - 20/07/2023

Melhorias

Lançamos uma atualização que altera a forma de calcular os dias adicionais. Antes dessa atualização a Fomenti aplicava dias adicionais nos dias corridos, sem verificar se é um dia não útil.

Com o lançamento dessa atualização agora os dias adicionais são contados apenas em dias úteis, resolvendo com isso o problema de ajustes manuais nos dias adicionais para ficar de acordo com o dia previsto para compensação.

Exemplo:

Vencimento: 21/07/2023 - sexta-feira Dias adicionais: +2 dias

  • Antes: 21/07 + 2 dias > 23/07 (domingo, não útil) > próximo dia útil = Data final: 24/07 (segunda)

  • Agora: 21/07 > próximo dia útil > 24/07 + 2 dias adicionais = Data final: 25/07 (terça)

Correções

Esmagamos alguns bugs que estavam atrapalhando nossos cliente.

Versão 1.18.230515 - 15/05/2023

Ficamos sumidos um tempinho trabalhando em melhorias internas na plataforma, e aproveitamos para fazer algumas sugestões vindas do Portal de Ideias:

  • Exportação de relatórios em Excel: Agora os relatórios de Operação, Financeiro e Títulos são exportados em formato .xlsx tabular puro, sem estilos ou design como alguns como dos relatórios.

  • Operação: Importação de XML de NFSe de Uberada/MG

  • Boletos: Na geração de boletos em lote foi adicionada uma nova coluna Dias de protesto.

  • Connect Serasa: Agora no momento de uma consulta o sistema irá avisar que existem consultas já feitas nos últimos 7 dias (esse período pode ser configurado para 15 ou 30 nas configurações da Empresa), permitindo que visualize consultas para o mesmo documento já efetuadas anteriormente.

  • Empréstimo: Implementado novo modelo de amortização "Sistema Americano", onde as primeiras parcelas são apenas de juros sobre o capital principal, e a amortização total acontece apenas na última parcela.

  • Prorrogação: Adicionada opção de editar os Dias Adicionais.

  • Tags: Adicionada opção de filtro por tags nos relatórios de Títulos em Atraso e Títulos Baixados.

Versão 1.18.220630 - 30/06/2022

Nossos desenvolvedores consumiram incontáveis xícaras de café para entregar melhorias pontuais na plataforma para vocês. Vamos a elas:

  • Operações, Empréstimos e Baixa de Títulos: ao pagar uma operação ou empréstimo, ou ao dar baixa em um título, agora na tela de Formas de Pagamento existe o tipo "Lançar crédito/débito no Financeiro do Cedente". Usando essa opção o sistema irá registrar o crédito ou débito no Financeiro do Cedente para futura regularização.

  • Cobrança Bancária - Banco Inter: alterada rotina de alteração de vencimento do Banco Inter, onde por motivos de limitação da API do banco, o sistema foi ajustado para fazer o cancelamento e geração do novo boleto de forma automática quando for boleto do Banco Inter.

  • Régua de Cobrança: novos modelos de email para notificações ao Cedente.

  • Títulos e Relatórios de Títulos: adicionado um filtro por situação do registro na registradora.

  • Conta Corrente do Agente: foi adicionada opção de pedir Forma de Pagamento ao fazer um lançamento no conta corrente do Agente.

  • Importação de NFSe na Operação: adicionada opção de importação de XML de NFSe de São Carlos/SP.

  • Assinatura Eletrônica: adicionamos o método de autenticação do signatário com envio do token por WhatsApp. O envio do link de assinatura continua sendo por email, somente a validação da assinatura do signatário que irá ocorrer por WhatsApp, onde será enviado para o WhatsApp do telefone informado o código de validação. Essa opção tem o custo adicional de R$ 0,70 por signatário configurado para esse método de autenticação.

  • Diversos melhorias e correções menores.

Versão 1.18.220530 - 30/05/2022

Trago novidades fresquinhas da colaboração de nossos clientes no Portal de Ideia. Vamos a elas:

  • Régua de Cobrança por e-mail: Implementada opção de envio de notificação ao Cedente. Deve ser marcada a opção "Enviar notificação ao Cedente" em cada notificação.

  • Assinatura Eletrônica de mais de um documento: No envio de documentos de Operação, Empréstimo ou Cedente, usando os modelos cadastrados no sistema, agora é possível marcar mais de um documento para envio para assinatura. O sistema irá unir em um único PDF os documentos selecionados para assinatura. Esse recurso é interessante quando, por exemplo, em uma operação você quer que seja enviado para assinatura o aditivo e as duplicatas, o que irá ajudar a reduzir o trabalho de assinar vários documentos e também os custos.

  • Comissão do Agente separado por Operação e Empréstimo: Fizemos uma melhoria para separar a configuração de cálculo das comissões do agente por Operação e por Empréstimo. Dessa forma é possível aplicar percentuais de comissão diferentes para Operações de para Empréstimo.

  • Relatório de Operações: Adicionada opção de quebra no relatório.

  • Títulos e Relatórios de Títulos: Adicionada opção de ordenação dos títulos filtrados.

  • Baixa de Títulos: Adicionado novo tipo de baixa "Baixa por Custódia".

  • Financeiro: Implementamos melhoria na navegação do Extrato, Contas a Pagar e Contas a Receber, onde agora é possível retroceder e avançar o período mais facilmente clicando nas setas de retorno ( < ) e avanço ( > ).

  • Diversos melhorias e correções menores.

Versão 1.18.220405 - 05/04/2022

Hoje lançamos uma série de atualizações e melhorias na plataforma, muitas delas originadas pelas ideias de clientes no Portal de Ideias. Vamos lá!

  • Envio por email de Modelo de Documento por Sacado [Portal de Ideias]: Implementamos a possibilidade do envio de modelos de documentos por sacado, quando configurado o modelo como local Operação e marcada a opção Gerar modelo por sacado no Cadastro > Modelos de Docs. O nosso modelo padrão "Carta de Cessão de Crédito" já está configurado dessa forma, então quando você acessar dentro de uma operação o botão Opções > Modelos de Docs, e ir até as opções de envio da Carta de Cessão de Crédito, irá ver duas novas opções: O sistema se encarrega de enviar um documento para cada sacado com seus respectivos títulos.

  • Envio de assinatura eletrônica por Sacado: Aproveitamos e já fizemos também uma melhoria na Assinatura Eletrônica para permitir o envio de um documento configurado por sacado. Você poderá escolher para quais sacados quer enviar e adicionar mais signatários (os signatários adicionados serão replicados para cada documento de sacado enviado).

  • Régua de Cobrança [Portal de Ideias]: Desenvolvemos um novo recurso para notificar os pagadores sobre o vencimento de títulos, chamado de Régua de Cobrança. Com a régua configurada em Configurações > Empresas, editar, aba Régua de Cobrança, o sistema irá disparar todos os dias às 08:00h um email ou sms (em breve) com a lista de títulos do sacado, avisando o mesmo que os títulos irão vencer ou estão vencidos a X dias. Também tem a opção de notificar o sacado caso o título seja totalmente liquidado (Baixado).

  • Recompra de títulos do tipo Empréstimo [Portal de Ideias]: Fizemos uma melhoria na Recompra, onde agora é possível fazer a recompra de títulos do tipo Empréstimo. Quando o título ainda não estiver vencido, o sistema irá fazer o mesmo cálculo de antecipação de parcela (valor presente) e não será possível alteração. No caso do título estar vencido, o cálculo leva como base os juros do contrato de empréstimo e você pode alterar a taxa e adicionar multa ou tarifa.

  • Notificações de Contas a Pagar/Receber vincendo no dia [Portal de Ideias]: Implementamos uma nova notificação, tanto dentro da plataforma no sino de notificações na parte superior, como também por email, serão disparados para os usuários com permissão do Financeiro informando que existem lançamentos do Financeiro abertos vincendo no dia.

  • Operação e Empréstimos com solicitação de forma de pagamento ao enviar para Aguard. Pagamento: Criamos 2 novas configurações no cadastro da Empresa:

    • Categoria Operação: Solicitar Forma de Pagamento ao enviar operação para situação [ Aguard. Pagamento | Paga ]

    • Categoria Empréstimo: Solicitar Forma de Pagamento ao enviar empréstimo para situação [ Aguard. Pagamento | Pago ] O padrão é o comportamento atual, de solicitar a forma de pagamento ao enviar a operação para Paga. Mas agora isso pode ser alterado, solicitando a forma de pagamento ao enviar para Aguard. Pagamento. Dessa forma, casos onde são necessários informar a forma de pagamento antes de ser efetivamente paga a operação ou o empréstimo, pois precisa ser impresso a forma de pagamento no contrato, agora podem ser atendidos apenas mudando essa configuração.

Versão 1.17.220310 - 10/03/2022

Liberamos uma melhoria relacionada ao limite de crédito do Cedente e Sacado. Foram criadas três novas configurações no cadastro da Empresa:

  • Categoria Operação: Bloquear novas operações caso limite de crédito do Cedente seja ultrapassado

  • Categoria Operação: Bloquear novas operações caso limite de crédito do Sacado seja ultrapassado

  • Categoria Empréstimo: Bloquear novos empréstimos caso limite de crédito do Cedente seja ultrapassado

Essas configurações quando habilitadas não irão permitir avançar no processo de pagamento de uma operação ou empréstimo caso os títulos em aberto do Cedente ou Sacado mais o valor que está operando ultrapasse o limite de crédito dele.

Versão 1.17.211216 - 16/12/2021

Melhorias

  • Prorrogação de título baixado parcial: Fizemos uma melhoria na prorrogação de títulos, onde agora é permitido a prorrogação de título baixado parcial, prorrogando assim somente o valor parcial.

  • Painel de Controle - Gráfico de Títulos: Fizemos uma melhoria que agora permite o filtro por mês e por ano, permitindo inclusive verificar previsão futura de volume de vencimentos de títulos.

  • Operações e Empréstimos: Implementamos a possibilidade de mover uma Operação ou Empréstimo para outra empresa.

  • Relatório de Título: Adicionamos mais um filtro para permitir filtrar apenas títulos que já foram prorrogados.

  • Meu Plano: Adicionamos opção do usuário ver o histórico de boletos e assinaturas eletrônicas emitidas em cada mês.

  • Cadastro de Cedente e Sacado: Adicionamos novos campos de Tipo de Documento, Órgão Emissor, Data de Expedição, Nome do Pai e Nome da Mãe.

Versão 1.17.211130 - 30/11/2021

Novos recursos

  • Tags: Criamos um novo recurso chamado Tags. Com ele é possível você agrupa Operações, Empréstimos, Cedentes, Sacados, Títulos e lançamentos do Financeiro, e usar as tags para fazer filtros nas telas de listagens e relatórios. Por exemplo, você pode criar uma tag chamada "Cedentes Grande Potencial", usar essa tag em seus cadastros de Cedentes para sinalizar que são clientes de grande potencial e então filtrar no relatórios de Títulos por essa tag para saber todos os títulos de cedentes de grande potencial. Tanto nos cadastros como nos filtros você pode usar uma ou mais tags. Para gerenciar as tags cadastradas acesse o menu lateral Cadastros > Tags.

  • Painel de Controle: Adicionamos mais dados e gráficos ao painel de controle. Agora existe uma separação de painéis entre Operações, Empréstimos, Títulos e Financeiro. Você pode expandir ou recolher os painéis que não utilizar.

  • Multa e Juros de boletos no Cedente: adicionamos no cadastro de Cedentes dois novos campos: Multa por boleto e Juros ao dia por boleto. Ao definir esses campos, os boletos serão gerados com essas configurações (caso usa na carteira a configuração para aplicar fator de compra como juros, ela prevalece).

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.17.211112 - 12/11/2021

Novos recursos

Integração Connect Serasa: Implementada integração com o birô de crédito Serasa, através do parceiro Connect Serasa, permitindo que os clientes Fomenti façam consultas ao Serasa diretamente de dentro da plataforma. Para mais detalhe consulte o tópico relacionado em nossa documentação.

Versão 1.16.210826 - 26/08/2021

Novos recursos

  • Importação de títulos por planilha Excel: agora na operação é possível fazer a importação de títulos através de uma planilha em Excel. Para mais detalhes, clique aqui.

  • Modelo de documento por Sacado: implementamos no cadastro de Modelos de Docs uma nova opção para gerar um documento por sacado, quando configurado no cadastro do modelo (apenas para modelos gerados na Operação). Quando marcada essa opção no modelo, a Fomenti irá gerar um arquivo zip contendo um documento de cada sacado contido na operação. Isso é bem útil para os casos de documentos como o Termo de Cessão. Aproveitamos e já adicionamos um novo modelo, Termo de Cessão Padrão, para todos os nossos clientes.

Melhorias

  • Logo da empresa e endereço do pagador no Boleto Fácil: agora os novos boletos gerados pelo Boleto Fácil já irão sair com a logo da empresa e com o endereço do pagador no boleto, quando existirem os mesmos configurados. Para adicionar uma logo para a sua empresa, acesse o menu superior Configurações > Empresas, Editar, e então adicione uma logo.

Versão 1.16.210811 - 11/08/2021

Novos recursos

  • Central de Notificações: agora você pode receber notificações na plataforma sobre eventos que ocorrem na Fomenti, como operações aguardando análise, remessas pendentes, documentos com assinatura concluída, entre outros. Para mais detalhes, clique aqui.

Melhorias

  • Baixa de Título: agora é possível informar uma observação também na baixa parcial.

  • Modelos de Documentos: foi adicionada opção de enviar link do documento por WhatsApp.

  • Boletos: foi adicionada opção de enviar link do boleto por WhatsApp.

Versão 1.15.210726 - 26/07/2021

Novos recursos

  • Relatório de Boletos: criado em Cobrança Bancária > Relatórios > Boletos.

  • Relatório de Títulos Baixados: criado em Movimentos > Relatórios > Títulos Baixados.

  • Exportação de Dados: foi criado dentro de Meu Plano (menu superior Configurações > Meu Plano) uma opção de exportação de dados em Excel da base da organização. O que pode ser exportado:

    • Operações

    • Títulos

    • Empréstimos

    • Cedentes

    • Sacados

    • Boletos

Melhorias

  • Importação de XML de NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica): na operação foi adicionada opção de importação de nota fiscal de serviço eletrônica para criação das duplicatas. Foram implementadas 4 prefeituras:

    • Bariri/SP

    • Curitiba/PR

    • Jaraguá do Sul/PR

    • Joinville/PR

Solicite a implementação da importação de XML de novas prefeituras abrindo um chamado através do menu superior Ajuda (?) > Chamados de Suporte, do tipo Sugestão, informe de quais prefeituras são os XMLs e anexe no chamado pelo menos 3 XMLs de cada prefeitura para podermos fazer a implementação.

  • Financeiro do Cedente: ao lançar um Financeiro do Cedente, o mesmo é separado por Empresa.

  • Lançamentos do Financeiro: foram criadas duas novas configurações na empresa para adicionar mais informações nos lançamentos de baixa de título do Financeiro:

    • Mostrar ID e nome do Cedente nos lançamentos de baixa de títulos do Financeiro

    • Mostrar número da operação nos lançamentos de baixa de títulos do Financeiro

  • Fluxo de Caixa: adicionado no Extrato, Contas a Receber e em seu respectivos relatórios a opção de mostrar títulos em aberto.

  • Cadastro de Cedente/Sacado: opção de cadastrar um endereço de cobrança diferente do endereço principal. Esse endereço é usado ao emitir boletos ao Cedente ou Sacado.

Versão 1.15.210618 - 18/06/2021

Melhorias

  • Cadastro de Sacados: nova opção de adicionar anexos ao cadastro do Sacado.

Versão 1.15.210616 - 16/06/2021

Novos recursos

  • Gráfico de Fluxo de Caixa Financeiro: no Painel de Controle foi adicionado gráfico de fluxo de caixa do módulo Financeiro, com o previsto, realizado e saldo, podendo ser filtrado por diário ou mensal.

  • Novo relatório Financeiro do Cedente (Cadastros > Relatórios > Financ. Cedente).

Melhorias

  • Cedente/Sacado: agora ao cadastrar um novo cedente ou sacado, o sistema irá consultar o CNPJ e já pré preencher o cadastro com as informações.

  • Prorrogação de títulos

    • Permitida a prorrogação de títulos do tipo Empréstimo.

    • Criadas duas novas configurações para cobrança de multa e tarifa na prorrogação.

  • Painel de Controle:

    • Melhoria no gráfico de Operações e Títulos, permitindo filtrar a periodicidade.

    • Adicionado no gráfico a linha de Valor de Face dos Títulos.

  • Operação: adicionada opção de adicionar anexos nos títulos.

  • Assinatura Eletrônica:

    • Opção para exigir selfie e documento do signatário na assinatura;

    • Possibilidade de enviar documento avulso através de uma operação, empréstimo ou cedente.

    • Opção de excluir um signatário que ainda não tenha assinado o documento.

  • Boleto Fácil:

    • Agora as transferências de recursos são feitas via Pix.

    • Ao fazer um saque, agora pode ser informada a conta financeiro de crédito/destino da transferência.

  • Relatório de Cedente: duas novas opções para mostrar Títulos em Aberto e Financeiro do Cedente em Aberto

  • Relatório Resumo Financeiro: adicionadas mais informações sobre baixa de títulos e prorrogações.

  • Relatório de Sacados: adicionada opção de quebra por Cedente.

  • Relatório de Empréstimos: adicionados novas colunas de informações.

Versão 1.15.210525 - 25/05/2021

Melhorias

  • Prorrogação de títulos: adicionamos mais opções de prorrogação de títulos, permitindo agora ser feita a prorrogação com pagamento de juros no ato e com pagamento de juros no novo vencimento da prorrogação.

  • Relatório Resumo Financeiro: adicionadas mais informações sobre baixa de títulos, como valor dos títulos baixados, juros e tarifas.

Novos recursos

  • Relatório de Finan. Cedente: agora é possível consultar os lançamentos de Financeiro do Cedente em formato de relatório.

Versão 1.15.210507 - 07/05/2021

Novos recursos

Assinatura Eletrônica

  • Com a assinatura eletrônica de documentos os clientes Fomenti podem enviar modelos de documentos e outros documentos de forma avulsa para que as partes assinem de forma eletrônica e com validade jurídica. Veja mais detalhes clicando aqui.

Versão 1.14.210422 - 22/04/2021

Melhorias

  • Importação de XML de NFe em lote na Operação: agora o sistema permite a importação de um ou mais XML de NFe de uma vez para criar uma operação ou em uma operação existente. Para importar mais de um XML, na tela de escolha de arquivo, segure a tecla Ctrl para seleciona um arquivo de cada vez ou a tecla Shift para selecionar vários arquivos de uma única vez.

Versão 1.14.210217 - 17/02/2021

Novos recursos

Empréstimo

  • Antecipação de parcelas de empréstimo: agora é possível antecipar as parcelas de um empréstimo, gerando apenas um boleto ou forma de pagamento para baixar todas as parcelas. Clique aqui e saiba mais detalhes.

Cedente

  • Cadastro de Receitas: agora é possível cadastrar as receitas do Cedente em seu cadastro.

  • Contas bancárias: permitido o cadastro de chaves Pix para uso nas Formas de Pagamentos.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.12.210104 - 04/01/2021

Novos recursos

Integração com a CERC

  • Agora o cliente Fomenti pode fazer o registro de títulos e empréstimos na registrado CERC, que é uma das registradoras homologadas pelo Banco Central para o registro de recebíveis. O registro é totalmente automatizado. Para fazer o registro de uma operação ou empréstimo é necessário já ter contrato com a CERC, e ter efetuada a configuração da integração no Fomenti. Entre em contato com o nosso suporte para mais detalhes.

Versão 1.9.200717 - 17/07/2020

Novos recursos

Operação

  • Pagar uma operação com repasse de cheques: Ao pagar uma operação, o usuário tem a opção de fazer o pagamento com o repasse de cheques de terceiros que existe em carteira. Para mais detalhes de como funciona, consulta nossa documentação aqui.

Empréstimos (beta)

Para atender aos clientes de ESC, lançamos no mês passado o recurso de Empréstimos. Com ele você pode simular e fazer empréstimos com parcelas fixas (Price), emitir os boletos de cobrança e o contrato de empréstimo. Como o recurso ainda está em fase beta, ou seja, nem todos os recursos previstos foram implementados ainda, estamos liberando apenas para clientes que solicitarem a liberação para uso. Entre em contato com nosso suporte via chat pedindo a liberação do recurso. Veja mais detalhes de como funciona em nossa documentação aqui.

Melhorias

  • Importação de operação com XML de NFe: agora o sistema grava no título algumas informações adicionais da nota, como data de emissão, valor, e chave de acesso.

  • Cadastro de Cedente: adicionados campos para cadastro de cônjuge dos sócios e responsáveis.

  • Cadastro de Títulos: adicionado novo tipo de título, Nota Promissória.

  • Relatório de Resumo Financeiro: adicionados novos totais para empréstimos, informações de baixas (juros, multa recebidos) e financeiro do cedente.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.9.200311 - 11/03/2020

Novos recursos

Operação

  • Cálculo de ISS (Imposto Sobre Serviços): Foi implementado nas operações a possibilidade de cobrança de ISS sobre o Fator de Compra ou sobre o Ad Valorem. Para configurar a cobrança de ISS, para todas as operações, acesse o menu superior Configurações > Empresas, então botão Editar, e siga para a aba Configurações, onde deve configurar:

    • Calcular ISS: Informe como deve ser calculado o ISS (Não calcular, Sobre o fator de compra, Sobre o ad valorem);

    • Taxa de ISS a ser cobrada: A taxa de ISS a ser cobrada na operação;

    • Ignorar ISS da base de cálculo do IOF: quando configurado para não ignorar, o ISS será descontado da base de cálculo do IOF.

Cedente

  • Criado relatório Financeiro do Cedente: Dentro do cadastro do Cedente (Cadastros > Cedentes), na aba Financeiro, foi adicionada opção para impressão do relatório do Financeiro do Cedente.

Agente

  • Conta Corrente do Agente: Ao lançar um débito no conta corrente do Agente, agora é possível informar uma conta e categoria do Financeiro onde será efetuado o débito.

Versão 1.9.200219 - 19/02/2020

Melhorias

Cobrança Bancária

  • Cancelamento de boletos em lote: foi adicionado em Cobrança Bancária > Boletos, a opção de cancelar vários boletos em lote. Para isso selecione os boletos que deseja cancelar e então acessa o botão Opções no cabeçalho da última coluna e opção Cancelar boletos.

Versão 1.9.200204 - 04/02/2020

Melhorias

Operação

  • Pagamento parcial de Operação: agora é possível fazer o pagamento parcial de uma operação. Você pode salvar o pagamento parcial de uma operação e voltar depois para lançar o pagamento restante. A operação fica como Paga, mas sinalizada que está paga parcialmente, liberando os títulos em carteira para gestão e emissão de boletos.

Versão 1.9.200131 - 31/01/2020

Novos recursos

Sacado

  • Adicionado Limite de Crédito para o sacado. Você pode definir o limite diretamente no cadastro do Sacado, ou definir um limite padrão para os Sacados de toda a empresa, acessando menu superior Configurações > Empresas, editar na empresa, aba Configurações, e então na categoria Sacado configure Limite de crédito padrão para os sacados.

  • Criado relatório de Sacados. Acesse através do menu lateral Cadastros > Relatórios > Sacados.

Cobrança Bancária

  • Agora é possível exportar vários boletos em um único PDF. São 3 locais possíveis de fazer essa exportação:

    • Dentro de uma Operação, acessando menu Opções > Gerar/Enviar boletos em lote

    • Em Movimentos > Títulos, marcando vários títulos que possuem boletos e acessando menu Opções (no cabeçalho da lista) > Exportar boletos em PDF.

    • Em Cobrança Bancária > Boletos, marcando vários boletos e acessando menu Opções (no cabeçalho da lista) > Exportar boletos em PDF.

Melhorias

Operação

  • Nos totais da Operação, em Outros acréscimos/descontos, agora é permitido fazer a baixa parcial de um lançamento do Financeiro do Cedente.

Título

  • Na baixa de títulos, agora é possível marcar que um título foi perdido. Para isso, acesso no título Opções > Baixar, e então marque a opção Baixa por Perda. Marque como perda títulos que você tem certeza que não irá receber. Um título baixado por perda não gera lançamento no Financeiro e fica com o tipo de baixa BPE (Baixa por Perda).

  • Na Prorrogação de Título, agora é possível lançar os juros, ad valorem e IOF da prorrogação no Financeiro do Cedente para poder ser cobrado em uma futura operação. Para isso, ao fazer a prorrogação (Opções > Prorrogar) marcando a opção Prorrogar apenas vencimentos dos títulos, uma nova opção irá se abrir abaixo, "Cobrar custos da prorrogação e lançar no Financeiro do Cedente o débito a ser pago". Ao marcar essa opção, será feito um lançamento de débito no Financeiro do Cedente com os custos da prorrogação. Nas configurações da empresa (Configurações > Empresas) foram criadas duas novas configurações na categoria Título, para definir se irá cobrar Ad Valorem na prorrogação, e outra para definir se irá cobrar IOF na prorrogação.

  • No relatório de Títulos (Movimentos > Relatórios > Títulos) foi adicionado totalização dos Detalhes da Baixa.

  • Ao criar um boleto, agora são enviados os dados completos do Cedente/Avalista na remessa.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.9.191216 - 16/12/2019

Melhorias

Processamento de relatórios em segundo plano

Fizemos uma melhoria no processamento dos relatórios mais complexos do Fomenti, onde agora eles são processados em um serviço dedicado na nuvem e em segundo plano. Essa melhoria foi necessária para resolver o problema de desempenho que relatórios complexos e com muitos dados estavam causando no Fomenti. As principais vantagens dessa nova abordagem são:

  • Um serviço dedicado apenas para processar relatórios;

  • A plataforma fica mais leve, pois não lida mais com relatórios complexos;

  • Processamento em segundo plano: dispare o processamento de um relatório, continue o trabalho em outra tela e volte quando quiser para conferir o resultado;

Os relatórios que foram implementados nesse novo formato são:

  • Movimentos > Relatórios > Operações;

  • Movimentos > Relatórios > Títulos;

  • Movimentos > Relatórios > Resumo Diário;

  • Movimentos > Relatórios > Títulos em Atraso;

Obs: A plataforma apaga os relatórios processados diariamente à 00:00h.

Outras melhorias:

Financeiro

  • Agora você pode definir a data do saldo inicial de uma Conta.

Cobrança Bancária

  • Em Cobrança Bancária > Boletos, clicando sobre as caixas Boletos a Vencer, Boletos Pagos e Boletos Vencidos, o Fomenti faz o filtro correspondente na lista de boletos.

  • Adicionado no cadastro de Carteira (Cobrança Bancária > Carteiras) e ao emitir boletos em lote ou avulso, opção para informar as Instruções para o Caixa do(s) boleto(s).

Versão 1.8.191113 - 13/11/2019

Novos recursos

  • E-mails enviados: No menu superior Configurações > E-mails enviados, o usuário pode ver os e-mails que foram enviados do Fomenti aos cedentes e sacados, podendo acompanhar o status do e-mails e seu histórico de eventos. Mais detalhe em nossa documentação.

Melhorias

Foram criadas duas novas configurações no Cadastro de Empresas > aba Configurações > categoria Título:

  • Permitir lançar título com data de vencimento em dia não útil (fim de semana e feriado): Quando habilitada, permite o lançamento de títulos com vencimento em dia não útil (sábado, domingo ou feriado);

  • Aplicar dias adicionais até o próximo dia útil quando o vencimento do título for feriado ou fim de semana: Quando habilitada, caso o vencimento do título + dias adicionais caia em dia não útil, o Fomenti irá aplicar mais dias adicionais até que a soma de vencimento + dias adicionais seja em dia útil.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.8.191011 - 11/10/2019

Novos recursos

  • Regras de comissão do Agente: Foi implementado no cadastro de Agente a opção de definir regras para cálculo de comissão do Agente. Veja mais detalhes em Regras de Comissão.

  • Conta Corrente do Agente: Foi implementado no cadastro de Agente um conta corrente para controlar os lançamentos financeiros do agente, como pagamentos de comissão. Veja mais detalhes em Conta Corrente.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.8.190930 - 30/09/2019

Novos recursos

  • Cobrança Bancária - Registros de Remessa e Retorno: Agora você pode visualizar os registros de remessa pendentes, registros de remessa gerada e registros de retorno importados, além de poder consultar em Detalhes do Boleto os registros de remessa e retorno gerados para um boleto específico.

Melhorias

  • Operação: Agora é permitido alterar a data da operação na opção "Parâmetros da Operação";

  • Importação de XML de NF-e: Ao importar um XML de NF-e os títulos sempre serão gerados com o número da nota fiscal.

Correções

  • Operação: Corrigido erro ao excluir uma operação que possui Documento Anexo;

  • Operação: Corrigido problema ao alterar fator de compra da Operação pela opção "Parâmetros da Operação";

  • Digitação de Títulos: Corrigido problema ao entrar para editar um título em uma operação, e então era clicado em "Salvar e adicionar novo", e o novo título não era salvo na operação.

Versão 1.8.190916 - 16/09/2019

Novos recursos

  • Importação de XML de NF-e: Agora na digitação de uma Operação é possível fazer a importação do XML de NF-e, tanto para começar uma nova operação, como para adicionar títulos a uma operação já existente. O XML fica anexado na Operação após salvar. Veja como o recurso funciona acessando nossa documentação aqui

  • Operações: Foram criados quadros informativos das operações no mês. Clicando nos quadros é efetuado o filtro para ver as informações correspondentes.

  • Títulos: Foram criados quadros informativos dos títulos em carteira. Clicando nos quadros é efetuado o filtro para ver as informações correspondentes.

Melhorias

  • Categorias do Financeiro: Alterado o cadastro para permitir mudar uma categoria para sub categoria, e vice-versa.

  • Digitação de Títulos: Foi efetuada melhoria na digitação de títulos do tipo Cheque, onde ao utilizar a opção "Salvar e adicionar novo" são mantidas as informações de Banco, Agência e Conta, e é incrementado em +1 o número do cheque, facilitando com isso a digitação de cheques em sequência.

Versão 1.8.190906 - 06/09/2019

Novos recursos

  • Novo relatório - Movimentos > Relatórios > Operação: Criado novo relatório que lista as operações e seus valores totais em um determinado período, Cedente, Sacado, valor, etc.

Melhorias

  • Operação: Habilitada a digitação de operações com data futura.

  • Títulos: Adicionada coluna Cedente na listagem de títulos.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.8.190902 - 02/09/2019

Novos recursos

  • Cobrança Bancária: Agora é possível escolher o layout de impressão do boleto ao imprimir um boleto ou ao enviar os boletos por email, sendo as opções possíveis: Comum, Recibo de Entrega e Carnê. Veja os layout clicando aqui.

  • Outros Acréscimos/Descontos na Operação: Foi implementado na Operação a possibilidade de lançar acréscimos/descontos na operação, além de poder utilizado também os lançamentos do Financeiro do Cedente para esse processo. Ao digitar uma operação, caso o cedente possua financeiro dele em aberto, o sistema irá mostrar um alerta avisando o usuário.

Melhorias

  • Cobrança Bancária: Melhoria na impressão de boleto vencido, onde agora é perguntado ao usuário se ele quer imprimir o boleto atual ou gerar um novo atualizado.

  • Cobrança Bancária: Alterada a forma de aplicação dos juros por atraso de boleto, passando de mensal para diário.

  • Cobrança Bancária: Adicionado campo para informar Conta e Categoria do Financeiro onde será feito o lançamento financeiro do boleto.

  • Títulos: Adicionado filtro por Tipo de Baixa na lista de títulos e relatório.

  • Sacado: Adicionado campo Observação no cadastro.

  • Relatório de Títulos em Atraso: Adicionada opção para mostrar detalhes da devolução.

  • Relatório de Títulos: Adicionada opção para mostrar detalhes da devolução.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.8.190725 - 25/07/2019

Novos recursos

  • Envio de boleto por email: Agora é possível enviar os boletos gerados em uma operação, título ou de forma avulsa ao sacado ou cedente. O modelo de email enviado pode ser editado acessando Configurações > Empresas, editar na empresa, aba Modelos de Email.

Melhorias

  • Operação: Adicionado campo para inserir um texto de observação na operação;

  • Prorrogação: Melhoria na prorrogação de títulos avulsos, permitindo agora criar uma nova operação para cobrança de juros.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.8.190710 - 10/07/2019

Melhorias

  • Recompra: Agora é permitido a recompra de valor parcial de um título. Para isso foi incluída a coluna Vlr. Recompra, onde o usuário pode especificar o valor que deseja fazer de recompra do título.

Versão 1.8.190628 - 28/06/2019

Novos recursos

  • Financeiro: Foi efetuada uma remodelação do módulo Financeiro. Agora os lançamentos foram divididos em Extrato (débito, crédito e transferências), Contas a Pagar (débito), Contas a Receber (crédito). Na tela de manutenção de lançamento, foram adicionadas novas opções:

    • Data Competência: A data que a receita ou despesa ocorreu;

    • Repetir: você pode repetir o lançamento em várias parcelas e com periodicidade variada;

    • Pago / Recebido: Agora é possível informar data de pagamento diferente da de vencimento, juros e desconto sobre o pagamento.

    • Lançamento parcial: Caso o valor pago seja diferente do valor original do lançamento, o sistema irá gerar um lançamento parcial em aberto.

    Foram feitas alterações nos relatórios, onde agora eles espelham o Extrato, Contas a Pagar e Contas a Receber.

  • Configurações da Empresa: Foram criadas duas novas configurações na categoria Empresa

    • Permitir cadastro de Cedente duplicado: Quando habilitada, permite o cadastro de Cedente com o mesmo número de CPF/CNPJ;

    • Permitir cadastro de Sacado duplicado: Quando habilitada, permite o cadastro de Sacado com o mesmo número de CPF/CNPJ;

Melhorias

  • Operação: Novas opções no menu Opções

    • Voltar para Aberta: Volta a Operação para Aberta quando em situação Aguard. Pagamento.

    • Reprovar: Ao reprovar uma Operação, dar a opção de voltar para Aberta ou Cancelar.

  • Devolução de Título: Simplificado processo de informar conta de débito da devolução, onde agora no momento do cadastro é solicitada a conta e categoria, gerando automaticamente a Forma de Pagamento e lançando de débito na conta do Financeiro.

  • Recompra: Adicionado no Título da Recompra a opção de informar Dias Adicionais na recompra.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.7.190530 - 30/05/2019

Novos recursos

  • Cálculo por juros compostos: Foi adicionada uma configuração em Configurações > Empresas, a configuração Tipo de cálculo dos juros na empresa, que pode ser Simples (padrão) ou Compostos. Essa configuração vai influenciar no cálculo do fator de compra das Operações, Títulos, Devolução e Baixa de Títulos, e nos juros sobre o acerto no Financeiro do Cedente. Obs: Uma vez alterada, apenas as operações e títulos lançados no sistema a partir do momento da alteração serão calculados com o novo tipo de calculo dos juros configurado. As operações e títulos já cadastrados continuam fazendo o cálculo da forma original quando foram lançados.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.7.190507 - 07/05/2019

Novos recursos

  • Cadastro de Cedente: Adicionada opção para cadastrar as Contas Bancárias do Cedente. As contas cadastradas podem ser utilizadas para preenchimento das formas de pagamento ao pagar uma operação.

Melhorias

  • Contas do Financeiro: Permitido adicionar saldo inicial negativo.

Correções

  • Corrigido de erro ao visualizar dados de Título;

  • Corrigido erro com valor aberto de um título ao cadastrar uma nova devolução.

Versão 1.7.190429 - 29/04/2019

Melhorias

  • Cobrança Bancária: Em Cobrança Bancária > Boletos, os boletos que já estão registrados ficam com uma sinalização indicando o seu registro no banco;

  • Movimentos > Relatórios > Resumo Financeiro: Foi adicionado filtro pelo campo Cedente.

Versão 1.7.190424 - 24/04/2019

Melhorias

  • Recompra: Agora é possível fazer a recompra de títulos com baixa parcial;

  • Títulos: Foi adicionado o campo Valor Aberto, que irá mostrar o valor em aberto do título quando este possuir baixa parcial;

  • Devolução de Título: Agora na devolução de título será exigida a forma de pagamento do débito referente a devolução do título. Para desabilitar essa opção, acessa Configurações > Empresas, e desabilitar a configuração Exigir forma de pagamento ao adicionar uma devolução a um título;

  • Cobrança Bancária: Criada configuração para gerar os boletos com o Cedente como Avalista. Para desabilitar essa opção acesse Configurações > Empresas, e desabilite a configuração Adicionar o Cedente como avalista no boleto bancário;

  • Configurações: Foi criado em Configurações > Empresas, em Configuração, as configurações Multa a ser cobrada para cheque vencido e Multa a ser cobrada para duplicata vencida, que quando configurados aplicam esse percentual de multa ao valor em aberto do título no momento da baixa.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.7.190408 - 08/04/2019

Novos recursos

  • Cobrança Bancária: Implementamos o tão aguardado recurso de emissão de boletos no Fomenti. O cliente possuindo uma carteira de cobrança contratado em um dos bancos integrados pode agora emitir seus boletos por dentro da plataforma Fomenti. Veja mais detalhe de como funciona acessando aqui.

Melhorias

  • Efetue a Baixa em Lote diretamente pela tela de Movimentos > Títulos, apenas marcando os títulos que gostaria de baixar e clicando no menu Opções > Baixar em lote.

  • Relatório de Títulos: No relatório Movimentos > Relatórios > Títulos, alteramos o layout do relatório para paisagem para comportar mais colunas, e adicionamos a opção Mostrar receita líquida dos títulos, onde quando marcada irá mostrar uma coluna com a somatória de Fator de Compra + AdValorem + Tarifas.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.6.190225 - 25/02/2019

Melhorias

  • Financeiro: Efetuadas melhorias na interface dos Lançamentos;

  • Operação: Permitida a edição do campo Outros Descontos.

Correções

  • Melhorias e correções diversas no sistema.

Versão 1.6.181123 - 23/11/2018

Melhorias

  • Foram criadas duas novas configurações na Empresa para definir a quantidade dias mínimos para operar cheque ou duplicata:

    • Quantidade de dias mínimo para operar Cheque

    • Quantidade de dias mínimo para operar Duplicata

    Na digitação de títulos, caso a diferença de dias de vencimento de um título seja menor que o definido na configuração, o sistema irá complementar com Dias Adicionais até chegar ao valor mínimo. Exp: Caso a configuração de dias mínimo para operar Cheque seja definida para 10, e ao digitar um cheque onde os dias de vencimento seja 6, o sistema irá aplicar automaticamente 4 dias nos Dias Adicionais para chegar a quantidade mínima permitida.

  • Recompra na Operação: Foi adicionada na tela de recompra o valor da operação. Caso o valor da recompra seja maior que o valor da operação, uma mensagem de alerta será mostrada ao usuário.

  • Operação:

    • Em Totais, no total da Recompra, agora é mostrado uma mensagem de aviso informando que o Cedente possui títulos passíveis de recompra.

    • No ícone de engrenagem ao lado do Cedente, chamado agora de Parâmetros da Operação, agora é possível fazer a alteração do AdValorem e opção de cobrar ou não IOF na operação.

  • Baixa em Lote: Foi adicionado no modal de confirmação a quantidade e valor total da baixa.

Versão 1.6.181112 - 12/11/2018

Novos recursos

  • Recompra de Títulos: Implementado o recurso de Recompra de Títulos na operação para que o usuário possa tomar a decisão de descontar da operação títulos em aberto do Cedente. A recompra também pode ser lançada de forma avulsa através do menu Movimentos > Recompra.

  • Modelo de Docs: Foi adicionado um novo local Recompra de Títulos para atender a modelos de documentos referente a recompra de títulos.

Versão 1.5.181019 - 19/10/2018

Melhorias

  • Cadastro de Cedente: Foi criado uma opção para cadastro dos Sócios e Responsáveis Solidários. Esse cadastro é útil para ser utilizado em um modelo de documento de contrato de Cedente, por exemplo.

  • Relatório de Títulos: Na busca avançada, foi adicionada nova opção Mostrar detalhe da baixa. Quando marcada essa opção, caso o título possua baixa registrada, ela será mostrada no relatório.

  • Modelo de Documento: Foi criado um novo local para exibição de modelo de documento, o Recibo de Baixa. Modelos de documentos cadastrados como Recibo de Baixa irão ficar disponíveis logo após a confirmação da baixa, ou através do título em Opções > Histórico, e acessando o botão Imprimir recibo nos históricos de baixa. Adicionamos 4 modelos de documentos de Recibo de baixa para todos os clientes. Você pode utilizar os modelos existentes, baixar um modelo existente e modifica-lo, ou criar o seu próprio. Para saber mais como criar modelos de documentos acessa a documentação aqui.

Versão 1.5.181008 - 08/10/2018

Melhorias

  • Painel de Controle: No gráfico de Operações por período foi adicionado nova linha de informação com Fator de Compra das Operações

  • Baixa de Título: foi adicionada novo campo chamado Desconto onde o usuário pode aplicar um desconto sobre o saldo devedor na baixa do título.

  • Operação: Foi adicionado ao lado do campo de Cedente um novo botão (ícone de lápis) para editar o fator de compra da operação. O usuário pode definir antes mesmo da digitação de títulos qual será o fator de compra da operação, ou após a digitação dos títulos pode fazer essa alteração e decidir por alterar o fator de todos os títulos da operação.

  • Modelo de Documento: Adicionadas novas variáveis.

Correções

  • Corrigido erro ao fazer o download de Modelo de Documento.

Versão 1.5.180924 - 24/09/2018

Novos recursos

  • Foram criadas duas novas configurações:

    • Juros a ser cobrado para cheque vencido

    • Juros a ser cobrado para duplicata vencida

    Quando configuradas, será aplicado o percentual configurado ao baixar um título vencido. O usuário poderá alterar o percentual na tela de Baixa de Título.

  • Cadastro de Cedente: Foram adicionados duas novas opções:

    • Cobrar IOF na Operação: quando desabilitado, o IOF não será cobrado do cliente na operação;

    • Cobrar AdValorem na Operação: o usuário poderá configurar o AdValorem por Cedente. Quando não informado (campo em branco), será utilizado o AdValorem configurado na empresa.

  • Relatório Títulos de Devolvidos: Foi renomeado para Relatório de Títulos em Atraso. Agora ele abrange tanto os títulos que estejam devolvidos, como os que estão em atraso/vencidos. O usuário pode escolher se quer filtrar apenas o devolvidos, apenas os atrasados ou ambos.

Versão 1.5.180818 - 18/08/2018

Novos recursos

  • Ficou mais fácil acessar a documentação específica de um recurso. Agora em todas as páginas existe uma opção ao lado do nome da página simbolizada por três pontos ( ... ) e nas janelas dos principais recursos um botão de Ajuda, que redireciona o usuário para a documentação daquele recurso.

Melhorias

  • Financeiro: ao filtrar por tipo de lançamento, categoria ou buscar por uma palavra, o total dos lançamentos mostrados não leva mais em conta o saldo anterior ao período filtrado.

Versão 1.5.180813 - 13/08/2018

Novos recursos

  • Criado novo recurso de Formas de Pagamento, que integra o módulo de Movimentos com o Financeiro. Ao pagar uma Operação ou fazer a baixa de um título, o usuário deve informar quais as formas de pagamentos utilizou e de qual conta do Financeiro teve a saída ou entrada dos valores. O sistema automaticamente irá fazer o lançamento na conta financeira informada. Em caso de estorno do pagamento da operação ou da baixa, o sistema remove o lançamento da conta. O recurso também está disponível para a Baixa em Lote de Títulos. Caso a organização não queira usar o recurso, é só desabilitar as configurações no cadastro da Empresa.

Versão 1.4.180804 - 04/08/2018

Novos recursos

  • Criado o recurso de modelo de Documento, acessível pelo menu Cadastros > Documentos. Com esse novo recurso a factoring pode criar modelos de contratos, aditivos, borderô, promissórias, etc, adicionando tokens com as marcações onde os dados podem ser substituídos pelo sistema, como razão social do cedente, valor da operação e etc, e o Fomenti se encarrega de substituir os tokens pelo dados, agilizando o processo de criação de documentos úteis pela factoring. Acessa a documentação com mais detalhes sobre o recurso clicando aqui;

Melhorias

  • Foi criada nova configuração na empresa para permitir adicionar título avulso com data de vencimento vencida;

  • Melhorias de interface e correções diversas.

Correções

  • Corrigido erro ao tentar imprimir borderô da operação quando o cadastro da empresa não estava com as informações completas de endereço.

Versão 1.3.180713 - 13/07/2018

Melhorias

  • No módulo Financeiro, cadastro de Contas, foi adicionada opção para informar o Saldo Inicial da conta;

  • Melhorias de interface e correções diversas.

Correções

  • Operações: Corrigido problema ao salvar e adicionar novo título quando usando a opção de leitura de cheques CMC7.

Versão 1.3.180710 - 10/07/2018

Novos recursos

  • No meu superior Ajuda (?) > Suporte agora o usuário pode publicar chamados diretamente para o suporte. Os chamados serão respondidos diretamente através da ferramenta, recebendo tanto o usuário como o suporte email por cada interação do chamado, além do usuário poder acompanhar os chamados já abertos;

Melhorias

  • Em uma Operação, ao lado do nome do Cedente, agora existe o ícone de lápis que permite a alteração do Cedente, inclusive permitindo alterar o fator de compra para todos os títulos da operação de forma automatizada;

  • Em Configurações > Empresas, nas configurações da empresa, foram adicionadas as seguintes novas configurações:

    • Borderô Operação: Mostrar código do Cedente no Borderô

    • Borderô Operação: Mostrar coluna 'Dias' na lista de títulos no Borderô

    • Borderô Operação: Mostrar informações financeiras do Cedente no Borderô

    • Borderô Operação: Mostrar número da operação no Borderô

    • Borderô Operação: Mostrar 'Prazo Médio' nos totais da operação no Borderô

    • Título: Quantidade de dias adicionais para Cheque

    • Título: Quantidade de dias adicionais para Duplicata

  • Melhorias de interface e correções diversas.

Correções

  • Corrigido problema ao abrir relatório de Cedente.

Versão 1.3.180616 - 16/06/2018

Novos recursos

  • Adicionado recurso para favoritar telas do sistema. Para adicionar/remover uma tela dos favoritos, basta clicar na estrela ao lado do nome da tela. As telas favoritas do usuário ficam no menu lateral Favoritos;

  • Adicionado no cadastro de Empresa campo para adicionar logo da empresa para que apareça no Borderô da Operação. Após adicionar a logo na Empresa, no próprio cadastro da empresa acessar a aba Configurações e habilitar a configuração Exibir logo e dados da empresa no borderô;

  • Adicionado no Painel de Controle 2 novos gráficos com informações financeiras: Receitas por categoria e Despesas por categoria;

  • Adicionada na Operação opção para adicionar documentos como fotos ou PDF como anexos da Operação;

  • Foi adicionado bate-papo com o Suporte para tirar dúvidas sobre o sistema. Para acessar clique no balão verde do lado esquerdo inferior, logo abaixo do menu lateral;

  • No menu Ajuda (?) foi adicionado link para a documentação.

Melhorias

  • Relatório de Cedente: adicionada opção de ordenação;

  • Adicionado filtro por Agente nas seguintes telas:

    • Movimentos > Operações;

    • Movimentos > Títulos;

    • Movimentos > Relatórios > Títulos

    • Movimentos > Relatórios > Títulos Devolvidos;

    • Cadastros > Cedentes;

    • Cadastros > Relatórios > Cedentes.

  • Melhorias de interface e correções diversas.

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