Repasse de Cheques

A forma de pagamento com repasse de cheques é utilizada quando a factoring faz o pagamento de uma operação com cheques de terceiros que existem em sua carteira, repassando ao Cedente que está operando os cheques como forma de pagamento.

Para fazer o pagamento de uma operação com repasse de cheques, siga os passos a seguir:

  1. Dentro de uma operação, clique em Opções > Pagar.

  2. Na janela que se abre, clique em +Adicionar forma de pagamento.

  3. Na janela para adicionar forma de pagamento, escolha o tipo Repasse de cheque.

  4. O Fomenti irá abrir automaticamente a janela de Pesquisa de Títulos com os cheques dos últimos 30 dias que estejam com a situação Aberto. Clique sobre um título e então em no botão Confirmar.

5. Na janela de Forma de pagamento, clique em Salvar.

Perguntas e respostas

O que é feito com o cheque repassado após o pagamento da operação? Resposta: O cheque é baixado com o tipo de baixa "BRC - Baixa por repasse de cheque", e fica sinalizado dentro do título para qual cedente o cheque foi repassado.

Título sinalizado com o cedente que foi repassado do cheque

Você pode ver também pelo Histórico do Título em qual operação houve o repasse do cheque:

Posso pagar uma operação em parte com cheques repassados e parte com outras formas de pagamento? R: Sim. Você pode fazer os pagamentos utilizando várias formas de pagamento.

Posso repassar vários cheques como forma de pagamento? R: Sim. Para cada cheque repassado você deve adicionar uma forma de pagamento.

Posso repassar cheques com pagamento parcial ou devolvidos? R: Não. Apenas cheques com situação Aberto e sem baixa parcial podem ser repassados como pagamento de operação.

Se precisar ser feito o estorno do pagamento da operação, o que acontece com os cheques repassados? R: O Fomenti irá fazer o estorno da baixa dos cheques repassados, voltando eles para a situação Aberto.

O que devo fazer se um cedente informar que um cheque repassado foi devolvido? R: Você deve lançar uma devolução no cheque, informando o motivo que ele foi devolvido ao cedente. Se você for pagar ao Cedente o valor do cheque devolvido, informa ao lançar a devolução a conta e categoria de onde o valor para pagamento está saindo para acerto com o Cedente. Uma vez lançada a devolução no cheque, ele é trata pelo Fomenti da mesma forma que os demais devolvidos, calculando o valor dos juros desde o vencimento até o acerto pelo sacado.