Operações

Acesso ao campo Operações.

Nessa tela você pode fazer a digitação ou simulações de operações de compra de títulos negociados com o Cedente.

Uma operação pode ter títulos do tipo Cheque, Duplicata ( Mercantil ou Serviço ), Nota Promissória, sendo que cada título ou tipo de título pode ter fatores de compra diferente.

Movimentos / Operações

Aberta: toda a operação quando é lançada fica com essa situação. Enquanto estiver com essa situação os títulos não estão ainda disponíveis no sistema ou em seus relatórios. A operação pode ser alterada enquanto estiver com essa situação.

Em análise (situação opcional): uma operação pode ir para análise para poder passar por um fluxo opcional de aprovação. Uma vez em análise, a operação deve ser aprovada ou reprovada por um usuário com direitos de aprovação. Operações em análise não podem ser alteradas.

Aguardando pagamento: depois de aberta ou aprovada, deve ir para está situação. É nessa situação que a operação tem o seu número de borderô gerado.

Paga: é a situação final de uma operação bem sucedida. Nessa situação os títulos da operação já ficam disponíveis para consultas no sistema e em relatórios.

Cancelada: quando uma operação é reprovada, ela é marcada como Cancelada no sistema. Operações canceladas são irreversíveis.

Tags: Pode-se usar a etiqueta para buscar filtros criados para operações ou títulos relacionados do mesmo.

Estornada: após uma operação ser Paga, ela pode ter seu pagamento estornado e voltar para a situação Aberta. Utilize essa opção caso tenha marcado uma operação como paga por engano ou queira fazer alguma alteração na operação. Caso a operação já tenha tido alguma movimentação em alguns de seus títulos, como baixa ou devolução, ela não poderá ser estornada.

Por padrão o Fomenti é configurado para não utilizar o fluxo de aprovação de operações. Para habilitar o fluxo de aprovação acesse o menu Configurações na barra superior, opção Empresas, clique em Editar na empresa desejada, acesse a aba Configurações, e então procure pela configuração Habilitar fluxo de aprovação de operações.

Cadastrando uma Nova Operação

Para lançar uma nova operação, clique no botão Adicionar nova operação na parte superior direita.

  • Data: Define a data de lançamento da operação, podendo ela ser retroativa.

  • Tipo de operação: Cessão de crédito com coobrigação: aonde o cedente se responsabiliza em pagar o saldo devedor caso o sacado não venha efetuar o pagamento !

  • Tipo de Juros: Juros simples ou composto.

  • Tipo de Cálculo: Valor Presente ou Valor Futuro.

    • Valor Presente: Faz o cálculo do valor futuro trazido para o presente, ou seja, quanto teria que pagar por um título hoje para receber o valor de face dele no vencimento. Exemplo: Um título com vencimento em 40 dias, quanto tenho que cobrar pela antecipação na data atual para receber os R$ 1.000,00 de valor de face dele, com juros de 5% ao mês? Pelo cálculo do valor presente na data atual vale R$ 937,02, ou seja, R$ 62,98 de fator de compra.

    • Valor Futuro: Faz o cálculo do valor de face do título aplicando os juros para o futuro, ou seja, sobre o valor de face do título hoje, aplicando 5% de juros ao mês, por exemplo, quanto irei receber em 30 dias.

  • Cedente: Informe o Cedente ou caso ele ainda não seja cadastrado, clique no botão + para cadastra-lo.

  • Agente: A quem pagará comissão por captação do cliente e realização dessa operação conforme as regras de comissão configuradas em seu cadastro.

  • Tags: Vincule uma etiqueta já criada para cadastro de uma operação.

  • Simulação de Operação: Utiliza um Sacado simulação para cadastro dos títulos.

  • Observação: Qualquer detalhamento ou observação interna necessária.

  • Importar Arquivos: Nesse campo consegue importar o XML da operação sendo eles NF-e ou NF-s.

Após selecionar o Cedente, no botão Cred Análise ao lado do botão + você pode ver a situação do Cedente, podendo saber quais títulos ele possui em aberto, devolvidos, seu limite, entre outros.

Para começar a digitar os títulos na operação, clique no botão "Inserir Titulo".

A tela de Cadastro de Titulo é onde você deve informar os dados dos títulos negociados. Uma operação pode ter vários títulos, inclusive podendo ter na mesma operação tanto cheques como duplicatas.

  • Tipo: Cheque / Duplicata Mercantil / Duplicata de serviço e Nota Promissória.

  • Banco: selecione o banco do titulo que está lançando.

  • Agência : digite a agência do titulo

  • Numero de Conta: digite o numero de conta do titulo.

  • Numero / Cheque: numero do titulo ou cheque

  • Tags: vincule uma etiqueta que foi criada para o titulo.

Você pode utilizar a opção Salvar operação a cada título para que a cada título digitado o sistema salve a operação.

Dica: Caso você tenha uma leitora de cheques CMC7, você pode usar a opção Usar leitura de cheque (CMC7) para fazer a leitura dos cheques. O sistema irá carregar automaticamente o banco, a agência, a conta, o número do cheque, e o cedente caso já tenha passado algum cheque dele pelo sistema.

O botão Adicionar observação pode ser utilizado para informar alguma informação adicional de um título.

Após fazer a digitação de todos os títulos, feche a tela de cadastro de título e verifique os totais da operação. Nos totais você pode editar as taxas e tarifas cobradas, adicionar uma recompra na operação, ou fazer uma adição de outros acréscimos/descontos.

Caso a operação não tenha sido salva ainda, clique no botão Salvar Operação.

Simulação de Operação

Você pode realizar uma simulação de operação ao adicionar uma nova operação. Essa opção é útil no caso de você querer apenas saber quais os custos de uma operação, sem precisar digitar os dados do sacado do título.

Para criar uma operação de simulação, clique na opção "Simulação de Operação":

Na simulação você apenas informa nos títulos a data de vencimento, valor e o fator de compra negociado. Uma operação de simulação fica salva no sistema com a situação Aberta e caso o Cedente venha a efetivar a operação, basta entrar nela, desmarcar a opção Simulação de operação, e então completar os dados dos títulos.

Pagando uma Operação/Aguardando pagamento

Após a operação ser digitada e aprovada (quando é o caso), ela deve ser marcada primeiramente como Aguardando Pagamento.

Quando a operação é enviada para essa etapa do processo, é onde o número do borderô é gerado juntamente com o número do aditivo.

Todos os Cedentes e Operações atuais já no status Aguardando Pagamento ou Pago já foram configuradas para continuar a numeração de acordo com o número de operações existentes do Cedente. Também foi criada a variável de modelo de documento %OPERACAO.CONT_ADITIVO% que irá trazer o número do aditivo empenhado para a operação e que pode ser utilizado nos modelos de documentos do tipo Aditivo.

Para pagar uma operação, acesse botão Opções > Pagar. Na tela de Formas de Pagamento, informe as formas de pagamentos utilizadas para pagar a operação ao Cedente. Você pode lançar, por exemplo, que parte da operação foi paga em dinheiro e outra parte foi feita uma transferência bancária para a conta do Cedente.

Ao informar as formas de pagamento, você pode apontar de qual conta do módulo Financeiro foram retirados os recursos. Será feito um lançamento de débito na conta apontada referente ao pagamento da operação. Clique aqui para ver como cadastrar contas no Financeiro.

Após salvar as formas de pagamento, a operação é marcada como Paga, disponibilizando o borderô final para impressão, liberando os títulos para geração de boletos e para gestão em Movimentos > Títulos.

Também é permitido o pagamento parcial de uma operação. Você pode informar apenas o valor já pago, e voltar depois para lançar o pagamento restante. A operação fica como Paga, mas sinalizada que foi um pagamento parcial.

Imprimindo o Borderô

O borderô é o documento onde são relacionados os títulos de crédito que foram adquiridos na negociação com o cedente, além de todas as demais condições da operação.

Para imprimir o borderô da operação, no cadastro da operação, na parte superior clique no botão Opções > Imprimir.

Histórico da Operação

Nessa opção você pode ver todo o histórico da operação com usuário, dia e hora, e o que foi na operação. Para acessar clique no botão Opções > Histórico.

Anexando Documentos na Operação

Acessando Opções > Anexos > Documentos anexos você pode ver e adicionar documentos à operação, como contratos, prints de consultas e etc. Os documentos ficam vinculados a operação e podem ser acessados e baixados a qualquer momento.

NF-e (Nota Fiscal de Serviço) que são importadas na operação ficam anexadas na operação, podendo ser baixadas a qualquer momento.

Excluindo uma Operação

Essa opção exclui a operação do sistema. Somente podem ser excluídas operações na situação Aberta.

Enviar para Análise

Essa opção é útil em factoring que precisa que uma operação passe por um processo de aprovação antes de ser liberada para pagamento. Uma vez enviada para análise, a operação fica com a situação Em análise aguardando a aprovação do usuário responsável. Após o usuário com permissão de aprovação aprovar, a operação para para a situação Aguardando Pagamento.

Caso uma operação seja reprovado pelo usuário responsável, ele pode escolher voltar a operação para a situação Aberta para edição, ou cancelar a operação de forma definitiva.

Duplicar uma Operação

Essa opção é útil para duplicar a operação para outra empresa, por exemplo, uma operação que está na empresa 1 e você quer que ela apareça na empresa 2.

Após a operação ser duplicada, a operação na empresa destino fica com a situação Aberta e deve seguir o fluxo padrão do sistema.

Registrar Operações

Enviando uma operação para registro

Após finalizar a operação , acessa o menu "opções" e envie suas operações feitas para registro.

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