Glossário

Cedente: é a empresa ou pessoa física a ela equiparada que possui valores a receber de terceiros. Na relação com a factoring também é chamada de contratante ou cliente.

Sacado: é a pessoa jurídica ou física que contratou os serviços ou comprou os produtos, mercadorias ou quaisquer outros ativos da empresa Cedente.

Agente: é a pessoa responsável por prospectar Cedentes ou Operações para a factoring.

Operação: A operação é o processo de compra de ativos de crédito do Cedente. É nela que é feito o lançamento dos títulos e são calculados todas as taxas, impostos e etc.

Recompra: A recompra ou "direito de regresso" é a modalidade onde se os títulos de crédito vencerem e não forem liquidados, a empresa de factoring poderá pedir e, em alguns casos, exigir a recompra dos títulos por parte do Cedente.

Borderô: é o documento onde são relacionados os títulos de crédito que foram adquiridos na negociação com o cedente, além de todas as demais condições da operação.

Fator de compra: é a precificação da compra de créditos. Representa o diferencial entre o valor de face e o valor de aquisição dos títulos negociados e se compõe dos seguintes itens: custo de oportunidade dos recursos da contratada; despesas operacionais e de cobrança; carga tributária e expectativa de lucro e risco. (conheça o Fator ANFAC)

Ad Valorem: é a cobrança pela prestação de serviços, através da incidência de um percentual sobre o valor dos títulos negociados.

ISS: O Imposto Sobre Serviços é um imposto recolhido no âmbito municipal. Conforme lei complementar 116/2003 contemplar a Lista de Serviços no ponto 17.23. Neste caso, incluem-se as assessorias, avaliações, atendimentos, registros, administrações de informação e de contas a receber/pagar, dentre outras atividades, que sejam pertinentes às atividades de factoring. Portanto, se a empresa prestar tais serviços, estará sujeita ao ISS.

IOF e IOF adicional: O Imposto sobre Operações Financeira, ou IOF, é o imposto recolhido em cada operação de compra de créditos efetuada pela factoring.

XML de NF-e: O XML de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento fiscal em arquivo digital com extensão .xml que possui os dados de uma NF-e que foi autorizada digitalmente pela SEFAZ (Secretária da Fazenda).