Configurações iniciais

No menu Configurações são exibidas as opções de configurações do sistema.

Configurando suas empresas

No menu de Configurações, comece acessando a opção Empresas. Nesta opção será possível visualizar as suas empresas cadastradas no sistema, e alterar suas informações. Os dados cadastrais são divididos em duas partes:

  • Dados Básicos: possui as informações básicas da empresa, tais como razão social, CNPJ, endereço, etc. O campo Apelido é utilizado para identificar a empresa de forma fácil através da opção alternar empresa. É aqui também que você adiciona a logo da sua empresa para ser exibida no borderô da operação (é necessário ativar a configuração na aba Configurações da empresa);

  • Configurações: configure os parâmetros de configuração da sua empresa, como ad valorem, fator de compra, etc..

As empresas compartilham dos cadastros de Cedente, Sacado, Agentes, Grupos e Usuários. Todas as outras configurações e cadastros são independentes entre as empresas.

Configurando ad valorem e fator de compra

Para configurar o ad valorem e o fator de compra que serão utilizados nas operações, siga os passos a seguir:

  1. Acesse o menu Configurações na barra superior direita, e então

  2. Na lista de empresas, clique em Editar na empresa desejada

  3. No cadastro da empresa, clique na aba Configurações

  4. No lado esquerdo existem as categorias de configurações. Clique na categoria Operação e configure o ad valorem e demais configurações, e então clique em Salvar para salvar as alterações

  5. Em seguida clique na categoria Título e configure os fatores de compra e demais configurações, e então clique em Salvar.

Dica: você pode configurar o fator de compra padrão da empresa, e para Cedentes que tiverem fator de compra diferente você pode definir no cadastro do Cedente o fator específico para o mesmo.

Criando grupos de usuários

Acesse Configurações > Grupos. Você pode criar grupos de usuários para limitar o acesso dos usuários a certos recursos do sistema. Os grupos têm como objetivo separar os níveis de usuários que utilizam o sistema. Por exemplo, um grupo chamado “Operador” pode ser limitado para que possa apenas fazer a digitação das operações, mas não o pagamento ou baixa de títulos. O grupo “Administrador” é o grupo padrão e que possui acesso a todas as permissões do sistema. Os grupos devem ser nomeados da forma que facilite o entendimento.

Criando usuários

Acesse Configurações > Usuários. Crie novos usuários e vincule aos grupos que eles pertencem, limitando suas atividades.

Criando tarifas

Acesse no menu lateral Cadastros > Tarifas. Cadastre as tarifas que serão cobradas nas operações e títulos, como por exemplo, tarifa de consulta a Serasa ou tarifa de cadastro.

Você também pode configurar as tarifas criadas no cadastro do Cedente. Para isso abra o cadastro do Cedente e clique no botão "Configurar tarifas". Você pode determinar se a tarifa será ou não cobrada do Cedente ou alterar o valor que será cobrado.

Adicionando feriados

Acesse no menu lateral Cadastros > Feriados. É aqui que você adiciona os feriados para que o sistema entenda que naquela data não haverá expediente de sua factoring. Ao informar um vencimento de título em uma data que seja feriado, o sistema irá trocar a data para o próximo dia útil.

Todos os feriados nacionais com dias fixos já estão cadastrados no sistema.

É necessário cadastrar os feriados municipais, estaduais e os feriados com datas móveis a cada ano, como o Carnaval.

Pronto! Agora que você já efetuou as configurações e cadastros acima, já possui o mínimo necessário para começar a digitar suas operações no Fomenti. Siga para o próximo passo, digitando minha primeira operação.