Configurações iniciais
Acesso as configurações iniciais de parâmetros conforme a necessidade de cada empresa.
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Acesso as configurações iniciais de parâmetros conforme a necessidade de cada empresa.
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No menu Configurações são exibidas as opções de configurações do sistema.
No menu de Configurações, comece acessando a opção Empresas. Nesta opção será possível visualizar as suas empresas cadastradas no sistema, e alterar suas informações. Os dados cadastrais são divididos em três partes:
Dados Básicos: possui as informações básicas da empresa, tais como razão social, CNPJ, endereço, etc. O campo Apelido é utilizado para identificar a empresa de forma fácil através da opção alternar empresa. É aqui também que você adiciona a logo da sua empresa para ser exibida no borderô da operação (é necessário ativar a configuração na aba Configurações da empresa);
Configurações: configure os parâmetros de configuração da sua empresa, como ad valorem, fator de compra, etc..
Todos: No campo categoria selecione o campo "Todos" para ter acesso a todas as configurações de parâmetros da sua empresa ou filtrar por categoria desejada.
Pesquisar: Utilize o campo de pesquisa para pesquisar alguma configuração desejada , tais como IOF, permissões, Ad Valorem.
As empresas compartilham dos cadastros de Cedente, Sacado, Agentes, Grupos e Usuários. Todas as outras configurações e cadastros são independentes entre as empresas.
Ainda na parte de configuração da sua empresa na categoria de Operações temos a opções de customizar o número das operações geradas no sistema e ainda adicionar uma máscara:
Contador ID do número da Operação é o número que será usado nas operações de forma sequencial e crescente tendo como ponto de partida o número a ser informado nesse campo + 1 (Ex: Contador ID do número da Operação = 0 // Gerado na operação = 1).
Máscara do número da Operação é a máscara do número que será usado nas operações, esse campo usa de variáveis para coletar dados e montar essa mascara. Esse campo usa as Tags para compor esse número.
{AAAA} mostra o ano completo 2024
{AA} mostra o ano abreviado 24
{MM} mostra o número do mês 01 - Janeiro
{DD} mostra o número do dia
{ID} mostra o ID usado no campo Contador ID do número da Operação
Esse campo também aceita textos e caracteres que serão usados nessa máscara, usando no campo {ID}/{AAAA} na operação irá sair o ID/Ano => 8200/2024 e assim com qualquer outro tipo de texto e Tag que pode ser usada.
Para configurar o Ad Valorem e o Fator de Compra que serão utilizados nas operações, siga os passos a seguir:
Na lista de empresas, clique em Editar na empresa desejada
No cadastro da empresa, clique na aba Configurações
No lado esquerdo existem as categorias de configurações. Clique na categoria Operação e configure o Ad valorem e demais configurações, e então clique em Salvar para salvar as alterações
Em seguida clique na categoria Título e configure os Fatores de Compra e demais configurações, e então clique em Salvar.
Dica: você pode configurar o Fator de Compra padrão da empresa, e para Cedentes que tiverem Fator de Compra diferente você pode definir no Cadastro > Cedente : um fator específico para o mesmo, clique aqui.
Para configurar o IOF a ser cobrado nas operações pode acessar o mesmo menu para configurar o Ad Valorem e o Fator de Compra, acessando Configurações > Empresas > Editar > Aba Configurações
Grande parte das opções relacionadas a cobrança, configuração e porcentagens de IOF se encontra na categoria de Operações no lado esquerdo da tela. Outros locais em que podem aparecer também é na parte de Títulos e Fomento a Produção
Dica: Para as empresas que não calculam IOF sobre os dias adicionais, apenas sobre a diferença entre lançamento da operação e vencimento do título, habilite a configuração "Ignorar dias adicionais na base de cálculo de IOF". Dessa forma os dias adicionais não incidirão sobre a base de cálculo do IOF.
Em Configuração > Empresa > Modelos de E-mails. Você tem acesso aos modelos de e-mails cadastrados que vão ser utilizados para serem enviados para seus cedentes, podendo o mesmo estar sendo ajustado conforme a necessidade de cada empresa.
EDITAR : acesso ao botão "editar" para alterar ou acrescentar algum texto no modelo de e-mail desejado.
A régua de cobrança é um recurso que automatiza o envio de notificações por e-mails e/ou SMS de aviso de vencimento ao pagador do título, podendo ser configurado os dias antes e após o vencimento que a notificação deve ser enviada.
O recurso de Régua de Cobrança está disponível apenas para os plano Start, Essencial e Plus.
Para habilitar e configurar a régua de cobrança, acesse o menu superior Configurações > Empresas, clique em Editar, e então na aba Régua de Cobrança:
Enviar notificações apenas em dias úteis: quando habilitado, envia notificações apenas em dias úteis.
Habilitar régua de cobrança por E-mail: envio de avisos por e-mail ao pagador do título.
Habilitar régua de cobrança por SMS: envio de avisos por SMS para o celular do pagador do título (sujeito a cobrança de tarifa por SMS enviado).
As notificações são disparadas todos os dias às 11:00h.
Quando habilitado, você pode definir até 7 notificações para envio por e-mail ao pagador. Abaixo você pode ver um exemplo de configuração da régua de cobrança:
Não é necessário você definir todas as notificações. Você pode habilitar apenas as notificações que achar necessário.
Em cada notificação você pode definir os dias antes e depois do vencimento em que a notificação deve ser enviada, ou definir que a notificação deve ser disparada no dia do vencimento.
O sistema irá disparar a notificação configurada para o pagador, listando em um único email todos os títulos que ele possui dentro da regra configurada.
Caso o título possua boleto vinculado, o link do boleto também vai no email.
Ao lado de cada notificação você pode editar o modelo de email. Existem 2 modelos de email: um para antes do vencimento/no vencimento e outro para depois do vencimento.
Os modelos são os mesmos para todas as notificações, ou seja, se você editar o modelo da primeira notificação antes do vencimento também estará alterando para todas as outras notificações antes do vencimento.
Existe uma notificação chamada Título Liquidado, que possui seu próprio modelo de email e é enviada quando o título é marcado como totalmente baixado.
Após configurar as notificações, clique em Salvar. No próximo horário da programação de disparo as regras configuradas serão executadas para envio das notificações.
A régua de cobrança por SMS tem a mesma funcionalidade da régua por email. A diferença está no formato de notificação, que é por SMS para o celular do pagador e o envio é feito individual por título, diferença da régua por email que agrupa todos os títulos de um mesmo pagador em um mesmo email.
As notificações por SMS tem o custo de R$ 0,20 por SMS disparado.
Não é possível a edição do modelo de SMS, pois ele tem um tamanho limitado. O texto padrão dos modelos são o seguinte:
SMS de notificação de título a vencer:
Lembrete: Esta vencendo em %Titulo.Vencimento% o %Titulo.Tipo% n. %Titulo.Numero% valor de %Titulo.Valor% favorecido %Empresa.Nome%
SMS de notificação de título vencido:
Atenção: Título %Titulo.Tipo% n. %Titulo.Numero% vencido em %Titulo.Vencimento% no valor de %Titulo.Valor% favorecido %Empresa.Nome%
Acesse Configurações > Grupos. Você pode criar grupos de usuários para limitar o acesso dos usuários a certos recursos do sistema. Os grupos têm como objetivo separar os níveis de usuários que utilizam o sistema. Por exemplo, um grupo chamado “Operador” pode ser limitado para que possa apenas fazer a digitação das operações, mas não o pagamento ou baixa de títulos. O grupo “Administrador” é o grupo padrão e que possui acesso a todas as permissões do sistema. Os grupos devem ser nomeados da forma que facilite o entendimento.
EDITAR : clique no botão "editar" para realizar edição, alterar permissões e adicionar usuários.
Dados Básicos: Nesse campo você cadastra o nome do grupo desejado, e informa seu Status como "Ativo", podendo posteriormente desmarcar essa opção caso esse grupo criado não esteja mais ativo.
Permissões: Nesse campo de "permissões" você selecionar a empresa desejada , podendo ser mais de uma cadastrada , e assim habilitar ou desabilitar as permissões que a mesma vai poder ter acesso durante o uso do sistema.
Acesse Configurações > Usuários. Crie novos usuários e vincule aos grupos que eles pertencem, limitando suas atividades.
+Adicionar Novo Usuário: cadastrar novos usuário ao sistema.
EDITAR : botão "editar" no cadastro de usuário em grupos , ao clicar leva ao cadastro desse usuário em Configurações > Usuário
DESVINCULAR: Desvincula esse usuário ao grupo criado.
Acesse Tarifas e cadastre as tarifas que serão cobradas nas operações e títulos, como por exemplo, tarifa de consulta a Serasa ou tarifa de cadastro.
Você também pode configurar as tarifas criadas no cadastro do Cedente. Para isso abra o cadastro do Cedente e clique no botão "Configurar tarifas". Você pode determinar se a tarifa será ou não cobrada do Cedente ou alterar o valor que será cobrado.
Acesse Feriados, é aqui que você adiciona os feriados para que o sistema entenda que naquela data não haverá expediente de sua factoring. Ao informar um vencimento de título em uma data que seja feriado, o sistema irá trocar a data para o próximo dia útil.
Todos os feriados nacionais com dias fixos já estão cadastrados no sistema.
É necessário cadastrar os feriados municipais, estaduais e os feriados com datas móveis a cada ano, como o Carnaval.
Pronto! Agora que você já efetuou as configurações e cadastros acima, já possui o mínimo necessário para começar a digitar suas operações no Fomenti. Siga para o próximo passo, digitando minha primeira operação.
Acesse o menu Configurações na barra superior direita, e então