Contrato de Financiamento
Para financiamento de um bens, com ou sem entrada.
Para criar um novo contrato, acesse Movimentos > Empréstimos, e na parte superior direita da tela, clique em "+ Adicionar novo empréstimo".

Altere o tipo de Contrato para Financiamento

Configurando Contrato de Financiamento
Selecione o Tomador ( Cedente ou Sacado ) do Contrato de Financiamento.
Data do contrato: A data que será efetuado o Financiamento. É com base nessa data que serão geradas as parcelas do Contrato.
Tipo de garantia:
Sem garantia: o contrato não terá uma garantia definida. Mais utilizada para empréstimos.
Alienação fiduciária: é quando o tomador do empréstimo transfere a propriedade de um bem qualquer (ou seja, aliena) para o credor, como forma de garantia de pagamento.
Reserva de Domínio: utilizado para veículos. O credor mantém o direito de propriedade sobre o bem financiado até que o devedor quite integralmente a dívida.
Fiador: é uma garantia pessoal, onde a pessoa fica responsável por todo o documento, ou seja, responde por todas as cláusulas contratuais, caso haja algum desrespeito.
Avalista: é uma garantia pessoal, onde a pessoa fica responsável apenas pelo valor de face do título, ou seja, pelo valor contratado, sem a incidência dos juros e encargos, em caso de atraso no pagamento.
Tomador (Cedente ou Sacado): É a pessoal física ou jurídica que está contratando o crédito.

Em seguida, na coluna Condições do Financiamento é necessário preencher os seguintes campos:
Valor do bem financiado : O valor total do bem que será financiado. Por exemplo, se for uma casa no valor de R$ 100.000,00, esse será o valor do bem financiado.
Valor da entrada (Caso houver): O valor que será dado pelo Tomador como entrada na operação.
Valor do empréstimo : É o valor do crédito a ser liberado ao tomador, sendo a diferença entre [Valor do bem financiado] - [Valor da entrada].

Sis. Amortização: O sistema de amortização das parcelas que será utilizado no contrato.

Price (Parcelas fixas): as parcelas serão fixa para o contrato. É um sistema em que a maior parte da primeira prestação é composta por juros. Assim, durante o financiamento, o valor pago em juros diminui e o valor pago em amortização aumenta, sem que o valor das parcelas se altere. É a opção mais utilizada para empréstimos. Obs: em certas situações, a última parcela pode ter uma variação de centavos a menor em relação as outras parcelas, devido ao cálculo do saldo devedor da última parcela.
Americano (Valor principal é pago na última parcela): pagamentos periódicos que cobrem apenas os juros do empréstimo, enquanto o principal permanece constante. Por configuração, ao final do prazo do empréstimo, o devedor deve pagar o principal integral em uma única parcela ou refinanciar. Podendo ser configurado qual parcela se inicia o pagamento do valor principal integral.

Sendo possível também fazer a Antecipação de parcelasapós a data definida em Parcela Início Amortização.

Juros Simples (Parcelas Fixas): na amortização de juros simples a taxa de juros é aplicada apenas ao valor principal emprestado durante todo o período do empréstimo. As parcelas são divididas de forma igual. Obs: em certas situações, a última parcela pode ter uma variação de centavos para mais ou para menos em relação as outras parcelas, devido ao restante da diferença que é jogada para a última parcela.
SAC: (Parcelas decrescentes): as parcelas serão decrescentes para o contrato. No caso do SAC o valor de amortização durante o financiamento permanece o mesmo, mas o que diminui é o valor pago em juros, o que permite uma redução do valor da prestação durante o contrato.

Taxa de Juros (ao mês): A taxa de juros que será aplicada para o contrato.
Qtd. Parcelas: A quantidade de parcelas para pagamento do empréstimo.
Interv. entre parcelas: a periodicidade de tempo entre as parcelas. Caso selecione Personalizado você pode definir um prazo em dias entre as parcelas.
Data da 1ª Parcela: A data para pagamento da primeira parcela do empréstimo, automaticamente o sistema preenche 30 após a data do contrato , podendo essa data ser alterada.
Configurações de Impostos e Tarifas

Cobrar IOF: Se será cobrado IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) no empréstimo. O IOF sempre é financiado no contrato.
Compor Tarifas nos juros: Quando habilitado, o Fomenti irá calcular uma nova taxa de juros levando em conta o valor das tarifas cobradas no contrato, ou seja, as tarifas serão embutidas nos juros. Recomendado habilitar caso seja uma Empresa Simples de Crédito (ESC).
Cobrar juros das tarifas: Quando habilitado, será cobrado juros das tarifas financiadas no contrato. O financiamento das tarifas será aplicado no recalculo da taxa de juros do contrato.
Vlr. Tarifas do Contrato: As tarifas que serão cobradas do contrato.
Vlr. Tarifas das Parcelas: As tarifas que serão cobradas por cada parcela do contrato.
Gerando Parcelas
Após informar todos os parâmetros do Financiamento, clique em Calcular Parcelas para seja efetuado todos os cálculos e gere as parcelas do contrato. E para Salvar o contrato clique no Botão ao lado Salvar contrato.

Após salvar o contrato fica com a situação Aberto dentro do sistema, mas permitindo alterações em alguns dados.

Assim que a contratação for confirmada pelo Tomador (Cedente ou Sacado), você pode enviar o contrato para Análise (caso tenha sido habilitado o fluxo de aprovação de empréstimos) ou para Aguard. Pagamento clicando em Opções > Enviar para Aguard. Pagamento.

O número do contrato é gerado apenas quando ele é enviado para a etapa de Aguard. Pagamento.

Pagando o Financiamento
Assim que o contrato estiver na etapa de Aguard. Pagamento, você pode confirmar o pagamento do crédito ao Tomador efetuando o processo de pagamento. Para isso, acesse dentro do contrato o botão Opções > Pagar.

Last updated