Títulos

Acesso ao campo de Títulos do movimentos

Nesta tela é feita a gestão dos títulos cadastrados no sistema, como consulta, baixa, devolução, prorrogação, etc.

Os títulos possuem situações pré-definidas que são:

Aberto: O título encontra-se aberto, aguardando seu vencimento para fazer a baixa.

Baixado: o título foi baixado no sistema, ou seja, teve seu pagamento recebido. No caso de cheques, a recomendação é efetuar a baixa no momento que o cheque é enviado para a compensação. Caso o cheque seja devolvido, então utiliza-se a opção Adicionar devolução para marcar que o cheque foi devolvido. Um título quando está baixado parcialmente ele continua com a sua real situação, mas com a marca BXP, que significa Baixa Parcial, ou seja, ele foi pago parcialmente e ainda possui valor em aberto.

Devolvido: o título foi devolvido pelo banco. Somente é possível marcar títulos do tipo Cheque como devolvido. Um título devolvido continua a correr juros até a sua baixa total.

Protestado: o título foi enviado para protesto em cartório. Essa situação tem objetivo apenas como informação do sistema.

Cancelado: o título encontra-se cancelado no sistema.

Prorrogado: o título foi prorrogado. Títulos prorrogados não podem mais ser alterados e não são computados nos relatórios do sistema.

Mostrar apenas baixados parcialmente : traz nos filtros apenas os títulos que forma dado a baixa parcial do valor total do titulo.

Cadastro de Títulos

Ao clicar no botão "+Adicionar novo titulo", você pode adicionar um cadastro de um titulo avulso.

adicionar novo título

No caso de cadastro de título do tipo "cheque", na aba demostra alguns campos para preencher com relação aos dados do cheque, tais como: Banco , Agência, Nr Conta, Nr cheque, cedente , sacado, etc..

Cadastro de título

Dica: Caso você tenha uma leitora de cheques CMC7, você pode usar a opção Usar leitura de cheque (CMC7) para fazer a leitura dos cheques. O sistema irá carregar automaticamente o banco, a agência, a conta, o número do cheque, e o cedente caso já tenha passado algum cheque dele pelo sistema.

No caso de cadastro de título do tipo "Duplicata Merc." ou "Duplicata Serv.", na aba demostra alguns campos para preencher com relação aos dados da duplicata, tais como: Numero, valor, cedente , sacado, etc.. Caso tenha a NFE digital você pode adicionar clicando no "lápis" pra puxar os dados relacionado a nota.

Cadastro título / Duplicata Mercantil / Serviço

No caso de cadastro de um título ao selecionar o tipo "Nota Promissória", na aba irá exibir alguns campos para preencher como: numero , valor , cedente, sacado.

Cadastro título / Nota promissória

Pesquisando por Títulos

Existem duas opções de busca: busca simplificada, onde os períodos são pré definidos, e a busca avançada, onde você pode escolher os parâmetros de pesquisa com mais detalhes.

Busca Avançada de Títulos.
  • Tipo: Selecione o tipo de busca podendo ser elas : Cheque, Duplicata Merc, Duplicata Serv, Nota Promissória, Empréstimo.

  • Tipo da Data: Data do vencimento, Data da Baixa, Data de lançamento, Data da devolução.

  • Situações: Aberto, Baixado, Devolvido, Protestado, Cancelado , Devolvido.

Após fazer o filtro desejado, na última coluna da listagem de títulos existe o botão Opções, onde é possível encontrar as opções disponíveis para cada título, dependendo de sua situação.

Ver/Editar um título

Nesta opção > Editar você consegue visualizar todas as informados do título, sendo possível fazer as alterações no títulos quando ele for digitado de forma avulsa.

Titulo lançado forma avulsa / manual.

Somente é possível editar um título que foi lançado de forma avulsa pela opção Adicionar título na tela de Títulos. Os títulos lançados através de uma operação não são passíveis de alteração depois que a operação é marcada como Paga.

Adicionando/ Removendo Tags em Lote

Selecione os Títulos desejados e clique em Opções.

Em seguida , selecione a Opção Adicionar/ Remover Tags em Lote.

Irá abrir uma nova tela , onde você pode decidir se irá Adicionar ou Remover Tags.

Clicando no campo Tags , já irá abrir as Tags cadastradas , podendo também digitar para buscar a Tag desejada.

Após selecionar as Tags desejadas , basta clicar em Salvar, para as Tags serem adicionadas/removidas nos Títulos que foram selecionados.

Caso no título selecionado já tenha a Tag adicionada , não será adicionado novamente.

Após Salvar as Tags que haviam sido selecionadas , são Adicionadas/Removidas de uma única vez nos Títulos.

Gerando Boletos Individualmente

Por padrão, o sistema está configurado para emitir boletos apenas para títulos do tipo Duplicata. Para permitir a emissão para Cheques, acesse o menu superior Configurações > Empresas, clique em Editar na empresa que quer alterar, e então acesse a aba Configurações. Em Categorias, clique na categoria Cobrança Bancária e desmarque a configuração Emitir boleto bancário apenas para Duplicata. Salve a alteração.

Você pode optar por não gerar os boletos após pagar a operação e deixar para emiti-los posteriormente. Para emitir os boletos através da tela de gestão de títulos acesse o menu lateral Movimentos > Títulos.

Para gerar um boleto de um título específico, clique no menu Opções do título e então em Gerar Boleto.

Ao clicar em Gerar Boletos , irá abrir uma tela para selecionar qual Carteira será gerado o boleto.

Após a Geração no Título ficará o ícone Código de Barras clicando nele irá abrir o boleto para visualização.

Para enviar o Boleto por E-mail ou WhatsApp é necessário ir novamente no botão Opções e selecionar Enviar. Para entender mais sobre como enviar os boletos basta seguir o mesmo passo a passo de Gerando Boletos em Lote

Uma vez o boleto gerado no título, o ícone de código de barras fica aparece ao lado da situação do boleto e pode ser clicado para imprimir o boleto.

Gerando Boletos em Lote

Para gerar vários boletos em lote, siga os passos a seguir:

  1. Na primeira coluna da lista de títulos marque a caixa dos títulos que gostaria de gerar os boletos;

  2. Na última coluna, clique no botão Opções no topo;

  3. Clique na opção Gerar/Enviar boletos em lote.

Caso a empresa possua mais de uma carteira ativa, irá abrir uma janela para você selecionar em qual carteira gostaria de gerar os boletos.

Nos Títulos do tipo Empréstimo onde não contém Cedente aparecerá apenas como Pagador , nesses casos apresentará a informação " Pagador já é o Cedente ".

Nos tipos de Títulos Duplicata Mercantil ,Duplicata de Serviço e Nota Promissória é habilitado o campo de E-mail para o Cedente.

Caso na seleção tenha algum Título que já tenha sido Gerado boleto , o Botão Gerar e Enviar Boletos não será Habilitado.

Para Gerar Boletos , é necessário que selecione apenas títulos que estão com o Status Não Gerado. Sendo assim o Botão será Habilitado.

Ao clicar em Gerar e Enviar Boletos , irá abrir uma tela para selecionar qual Carteira será gerado o boleto.

E para Enviar os Boletos por E-mail ou WhatsApp é necessário que os Títulos selecionados já tenham sido Gerado Boletos e estejam com o Status Aberto.

Para envio por WhatsApp é necessário que já tenha feito a contratação da conexão com WhatsApp. Caso contrário irá aparecer WhatsApp não habilitado.

Gerando e Enviando Boletos na Operação

Após a contratação e com a Instância já cadastrada pela Fomenti, o botão será alterado para Conectar número WhatsApp. Ao clicar no botão será gerado o QR-Code para Conectar o seu Dispositivo.

Gerando e Enviando Boletos na Operação

Após a conexão do WhatsApp ser feita a opção WhatsApp é liberada.

Quando selecionada a opção de envio por E-mail o botão de Anexos é liberado, podendo ser anexado arquivos para o Pagador ou Cedente e esse arquivo será enviado junto ao boleto.

Gerando e Enviando Boletos na Operação

Após a geração dos boletos o botão de Exportar Boletos em PDF é liberado, abrindo uma guia no navegador onde é possível salvar os Boletos em PDF.

Gerando e Enviando Boletos na Operação

A opção Enviar boleto por WhatsApp Web nos Títulos é necessário estar com o WhatsApp conectado no navegador.

Após clicar irá abrir a tela para digitar o número de envio e ao clicar em Enviar WhatsApp será redirecionado para a página do WhatsApp Web.

Consultando o Histórico

Nesta opção você consulta o histórico do título, podendo conferir os detalhes da baixa, ter acesso a recibos de quitação (parcial ou total), detalhes da prorrogação, etc.

Histórico do Título

Adicionando Histórico ao Título

Utilize essa opção para adicionar um histórico manual ao título.

Histórico de titulo

Obs: você pode nesse campo "imprimir recibo" desta baixar sendo ela parcial ou total, para entregar ao seu parceiro.

Adicionando Devolução ao Título

Nesta opção você pode adicionar/editar a devolução de um cheque que foi devolvido pelo banco. Uma vez o título marcado como Devolvido ele passa a calcular juros, multa e tarifa específicas da devolução desde o seu vencimento até a sua próxima baixa.

Cheques devolvidos serão sinalizados no Créd Análise do Cedente e do Sacado e podem ser consultados os seus valores atualizados através da tela de Devolução ou pelo relatório Movimentos > Relatórios > Títulos em Atraso.

Tela de Devolução de Título.

Somente títulos do tipo Cheque podem ser marcados como Devolvidos.

Informando uma conta financeiro ao devolver um título, um lançamento de débito será feito no Financeiro referente a devolução do título.

Baixando um Título

Utilize está opção para fazer a baixa de um título que esteja em aberto (situação Aberto, Devolvido ou Protestado). É permitido fazer a baixa parcial ou total de um título com valor em aberto.

Para lançar uma baixa, acesse Opções > Baixar em um título. Na tela que se abre, informe o valor recebido. Você pode também aplicar tarifas, juros e desconto na baixa.

Após informar os dados da baixa e clicar em Baixar, você deve informar a Forma de Pagamento que foi utilizada para recebimento do valor da baixa.

Prorrogando Títulos

A opção de prorrogação de um título é útil quando o cedente pede para a factoring prorrogar o vencimento do título. Existem algumas opções de prorrogação:

Prorrogação
Prorrogação de título
Tipos de prorrogação
  • Alterar o vencimento sem cobrar juros: utilize essa opção caso você queira apenas fazer a prorrogação do vencimento dos títulos para uma data futura. Caso o título possua boleto gerado, este terá apenas o vencimento alterado, devendo ser gerada a remessa com instrução de alteração de vencimento ao banco (Cobrança Bancária > Remessas).

  • Alterar o vencimento e cobrar juros no ato: utilize essa opção caso você queira prorrogar o vencimento e cobrar juros no ato da prorrogação em si. Caso o título possua boleto gerado, este terá apenas o vencimento alterado, devendo ser gerada a remessa com instrução de alteração de vencimento ao banco (Cobrança Bancária > Remessas).

  • Alterar o vencimento e cobrar juros no financeiro do cedente: Caso queira fazer a cobrança dos encargos da prorrogação, você pode marcar a opção, dessa forma, será feito um lançamento de débito dos custos da prorrogação no Financeiro do Cedente, podendo no futuro ser feito o acerto desse débito quando o cedente vier a operar novamente.

  • Prorrogar o título original e cobrar juros no novo vencimento: utilize essa opção para os casos de prorrogar o título original e realizar a cobrança de juros na nova data de vencimento. Caso o título possua boleto gerado, este será cancelado e você deverá gerar um novo boleto após a prorrogação (Opções > Gerar boleto).

  • Criar nova operação de prorrogação dos títulos: utilize essa opção para os casos onde você necessita que seja gerada uma operação de prorrogação com todos os encargos normais de uma operação. Neste caso o sistema irá criar uma nova operação na data do dia com os títulos prorrogados, gerando na operação um valor a receber do Cedente pela prorrogação. Os títulos originais ficam com a situação Prorrogados, não sendo mais computados nos relatórios do sistema. Após a operação de prorrogação ser criada, ela deve seguir o tramite normal de uma operação, indo para análise ou sendo marcada como Paga.

Para que a operação de prorrogação gere o valor A Receber, é preciso que no cadastro de Empresas, aba Configurações, a configuração Aplicar valor dos títulos prorrogados como desconto na operação de prorrogação deve estar habilitada.

Para saber mais sobre cadastro da Empresa, clique aqui.

Você pode adicionar um ou mais títulos para prorrogação ao mesmo tempo clicando em +Inserir título. Apenas títulos do mesmo Cedente podem ser adicionados em uma mesma prorrogação.

Inserindo título

Protestando Títulos

Para protestar um título ele precisa estar Vencido ou com a Situação Devolvido( em títulos do tipo Cheque). Para protesto bastar clicar em Opções > Protestar.

Informar a Observação caso tenha e clicar em Confirmar.

Irá aparecer uma tela informando que a situação do Título será alterada para Protestado. Para prosseguir basta clicar em Sim, protestar!

Automaticamente a Situação dele é alterada para Protestado.

Também é possível fazer o estorno do Protesto, onde o Título volta para a condição anterior ao protesto. Acessando Opções > Estornar Protesto.

Irá abrir a tela para registrar alguma Observação caso tenha e em seguida basta clicar em Confirmar.

Irá aparecer uma Tela para Confirmação do Estorno do protesto , informando que ele irá voltar para a situação anterior.

Você pode desabilitar a cobrança de Ad Valorem e IOF na prorrogação. Para isso acesse o menu superior Configurações > Empresas, clique em Editar, e então na aba Configurações, clique na categoria Títulos e procure pelas configurações Cobrar Ad Valorem na prorrogação de título e Cobrar IOF na prorrogação de título.

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