Títulos

Acesso ao campo de Títulos do movimentos

Nesta tela é feita a gestão dos títulos cadastrados no sistema, como consulta, baixa, devolução, prorrogação, etc.

Os títulos possuem situações pré-definidas que são:

Aberto: O título encontra-se aberto, aguardando seu vencimento para fazer a baixa.

Baixado: o título foi baixado no sistema, ou seja, teve seu pagamento recebido. No caso de cheques, a recomendação é efetuar a baixa no momento que o cheque é enviado para a compensação. Caso o cheque seja devolvido, então utiliza-se a opção Adicionar devolução para marcar que o cheque foi devolvido. Um título quando está baixado parcialmente ele continua com a sua real situação, mas com a marca BXP, que significa Baixa Parcial, ou seja, ele foi pago parcialmente e ainda possui valor em aberto.

Devolvido: o título foi devolvido pelo banco. Somente é possível marcar títulos do tipo Cheque como devolvido. Um título devolvido continua a correr juros até a sua baixa total.

Protestado: o título foi enviado para protesto em cartório. Essa situação tem objetivo apenas como informação do sistema.

Cancelado: o título encontra-se cancelado no sistema.

Prorrogado: o título foi prorrogado. Títulos prorrogados não podem mais ser alterados e não são computados nos relatórios do sistema.

Mostrar apenas baixados parcialmente : traz nos filtros apenas os títulos que forma dado a baixa parcial do valor total do titulo.

Cadastro de Títulos

Ao clicar no botão "+Adicionar novo titulo", você pode adicionar um cadastro de um titulo avulso.

No caso de cadastro de título do tipo "cheque", na aba demostra alguns campos para preencher com relação aos dados do cheque, tais como: Banco , Agência, Nr Conta, Nr cheque, cedente , sacado, etc..

Dica: Caso você tenha uma leitora de cheques CMC7, você pode usar a opção Usar leitura de cheque (CMC7) para fazer a leitura dos cheques. O sistema irá carregar automaticamente o banco, a agência, a conta, o número do cheque, e o cedente caso já tenha passado algum cheque dele pelo sistema.

No caso de cadastro de título do tipo "Duplicata Merc." ou "Duplicata Serv.", na aba demostra alguns campos para preencher com relação aos dados da duplicata, tais como: Numero, valor, cedente , sacado, etc.. Caso tenha a NFE digital você pode adicionar clicando no "lápis" pra puxar os dados relacionado a nota.

No caso de cadastro de um título ao selecionar o tipo "Nota Promissória", na aba irá exibir alguns campos para preencher como: numero , valor , cedente, sacado.

Pesquisando por Títulos

Existem duas opções de busca: busca simplificada, onde os períodos são pré definidos, e a busca avançada, onde você pode escolher os parâmetros de pesquisa com mais detalhes.

  • Tipo: Selecione o tipo de busca podendo ser elas : Cheque, Duplicata Merc, Duplicata Serv, Nota Promissória, Empréstimo.

  • Tipo da Data: Data do vencimento, Data da Baixa, Data de lançamento, Data da devolução.

  • Situações: Aberto, Baixado, Devolvido, Protestado, Cancelado , Devolvido.

Após fazer o filtro desejado, na última coluna da listagem de títulos existe o botão Opções, onde é possível encontrar as opções disponíveis para cada título, dependendo de sua situação.

Ver/Editar um título

Nesta opção > Editar você consegue visualizar todas as informados do título, sendo possível fazer as alterações no títulos quando ele for digitado de forma avulsa.

Somente é possível editar um título que foi lançado de forma avulsa pela opção Adicionar título na tela de Títulos. Os títulos lançados através de uma operação não são passíveis de alteração depois que a operação é marcada como Paga.

Consultando o Histórico

Nesta opção você consulta o histórico do título, podendo conferir os detalhes da baixa, ter acesso a recibos de quitação (parcial ou total), detalhes da prorrogação, etc.

Adicionando Histórico ao Título

Utilize essa opção para adicionar um histórico manual ao título.

Obs: você pode nesse campo "imprimir recibo" desta baixar sendo ela parcial ou total, para entregar ao seu parceiro.

Adicionando Devolução ao Título

Nesta opção você pode adicionar/editar a devolução de um cheque que foi devolvido pelo banco. Uma vez o título marcado como Devolvido ele passa a calcular juros, multa e tarifa específicas da devolução desde o seu vencimento até a sua próxima baixa.

Cheques devolvidos serão sinalizados no Créd Análise do Cedente e do Sacado e podem ser consultados os seus valores atualizados através da tela de Devolução ou pelo relatório Movimentos > Relatórios > Títulos em Atraso.

Somente títulos do tipo Cheque podem ser marcados como Devolvidos.

Informando uma conta financeiro ao devolver um título, um lançamento de débito será feito no Financeiro referente a devolução do título.

Baixando um Título

Utilize está opção para fazer a baixa de um título que esteja em aberto (situação Aberto, Devolvido ou Protestado). É permitido fazer a baixa parcial ou total de um título com valor em aberto.

Para lançar uma baixa, acesse Opções > Baixar em um título. Na tela que se abre, informe o valor recebido. Você pode também aplicar tarifas, juros e desconto na baixa.

A opção Baixa por perda pode ser utilizada quando você tem certeza que não irá receber mais um título. Neste caso, a baixa será feita aplicando o Saldo devedor atual como Desconto, e nenhum lançamento no Financeiro será feito. Títulos baixados por perda ficam com a situação de baixa Baixa por Perda.

Após informar os dados da baixa e clicar em Baixar, você deve informar a Forma de Pagamento que foi utilizada para recebimento do valor da baixa.

Prorrogando Títulos

A opção de prorrogação de um título é útil quando o cedente pede para a factoring prorrogar o vencimento do título. Existem algumas opções de prorrogação:

  • Alterar o vencimento sem cobrar juros: utilize essa opção caso você queira apenas fazer a prorrogação do vencimento dos títulos para uma data futura. Caso o título possua boleto gerado, este terá apenas o vencimento alterado, devendo ser gerada a remessa com instrução de alteração de vencimento ao banco (Cobrança Bancária > Remessas).

  • Alterar o vencimento e cobrar juros no ato: utilize essa opção caso você queira prorrogar o vencimento e cobrar juros no ato da prorrogação em si. Caso o título possua boleto gerado, este terá apenas o vencimento alterado, devendo ser gerada a remessa com instrução de alteração de vencimento ao banco (Cobrança Bancária > Remessas).

  • Alterar o vencimento e cobrar juros no financeiro do cedente: Caso queira fazer a cobrança dos encargos da prorrogação, você pode marcar a opção, dessa forma, será feito um lançamento de débito dos custos da prorrogação no Financeiro do Cedente, podendo no futuro ser feito o acerto desse débito quando o cedente vier a operar novamente.

  • Prorrogar o título original e cobrar juros no novo vencimento: utilize essa opção para os casos de prorrogar o título original e realizar a cobrança de juros na nova data de vencimento. Caso o título possua boleto gerado, este será cancelado e você deverá gerar um novo boleto após a prorrogação (Opções > Gerar boleto).

  • Criar nova operação de prorrogação dos títulos: utilize essa opção para os casos onde você necessita que seja gerada uma operação de prorrogação com todos os encargos normais de uma operação. Neste caso o sistema irá criar uma nova operação na data do dia com os títulos prorrogados, gerando na operação um valor a receber do Cedente pela prorrogação. Os títulos originais ficam com a situação Prorrogados, não sendo mais computados nos relatórios do sistema. Após a operação de prorrogação ser criada, ela deve seguir o tramite normal de uma operação, indo para análise ou sendo marcada como Paga.

No caso de boleto gerado pelo Boleto Fácil, o boleto é sempre cancelado independente se for alterar apenas o vencimento do título. Neste caso, você deve gerar um novo boleto no título novamente.

Para que a operação de prorrogação gere o valor A Receber, é preciso que no cadastro de Empresas, aba Configurações, a configuração Aplicar valor dos títulos prorrogados como desconto na operação de prorrogação deve estar habilitada.

Para saber mais sobre cadastro da Empresa, clique aqui.

Você pode adicionar um ou mais títulos para prorrogação ao mesmo tempo clicando em +Inserir título. Apenas títulos do mesmo Cedente podem ser adicionados em uma mesma prorrogação.

Você pode desabilitar a cobrança de Ad Valorem e IOF na prorrogação. Para isso acesse o menu superior Configurações > Empresas, clique em Editar, e então na aba Configurações, clique na categoria Títulos e procure pelas configurações Cobrar Ad Valorem na prorrogação de título e Cobrar IOF na prorrogação de título.

Last updated