Títulos
Acesso ao campo de Títulos do movimentos
Nesta tela é feita a gestão dos títulos cadastrados no sistema, como consulta, baixa, devolução, prorrogação, etc.

Os títulos possuem situações pré-definidas que são:
Aberto: O título encontra-se aberto, aguardando seu vencimento para fazer a baixa.
Baixado: o título foi baixado no sistema, ou seja, teve seu pagamento recebido. No caso de cheques, a recomendação é efetuar a baixa no momento que o cheque é enviado para a compensação. Caso o cheque seja devolvido, então utiliza-se a opção Adicionar devolução para marcar que o cheque foi devolvido. Um título quando está baixado parcialmente ele continua com a sua real situação, mas com a marca BXP, que significa Baixa Parcial, ou seja, ele foi pago parcialmente e ainda possui valor em aberto.
Devolvido: o título foi devolvido pelo banco. Somente é possível marcar títulos do tipo Cheque como devolvido. Um título devolvido continua a correr juros até a sua baixa total.
Protestado: o título foi enviado para protesto em cartório. Essa situação tem objetivo apenas como informação do sistema.
Cancelado: o título encontra-se cancelado no sistema.
Prorrogado: o título foi prorrogado. Títulos prorrogados não podem mais ser alterados e não são computados nos relatórios do sistema.
Mostrar apenas baixados parcialmente : traz nos filtros apenas os títulos que forma dado a baixa parcial do valor total do titulo.
Cadastro de Títulos
Ao clicar no botão "+Adicionar novo titulo", você pode adicionar um cadastro de um titulo avulso.

No caso de cadastro de título do tipo "cheque", na aba demostra alguns campos para preencher com relação aos dados do cheque, tais como: Banco , Agência, Nr Conta, Nr cheque, cedente , sacado, etc..

No caso de cadastro de título do tipo "Duplicata Merc." ou "Duplicata Serv.", na aba demostra alguns campos para preencher com relação aos dados da duplicata, tais como: Numero, valor, cedente , sacado, etc.. Caso tenha a NFE digital você pode adicionar clicando no "lápis" pra puxar os dados relacionado a nota.

No caso de cadastro de um título ao selecionar o tipo "Nota Promissória", na aba irá exibir alguns campos para preencher como: numero , valor , cedente, sacado.

Pesquisando por Títulos
Existem duas opções de busca: busca simplificada, onde os períodos são pré definidos, e a busca avançada, onde você pode escolher os parâmetros de pesquisa com mais detalhes.

Tipo: Selecione o tipo de busca podendo ser elas : Cheque, Duplicata Merc, Duplicata Serv, Nota Promissória, Empréstimo.
Tipo da Data: Data do vencimento, Data da Baixa, Data de lançamento, Data da devolução.
Situações: Aberto, Baixado, Devolvido, Protestado, Cancelado , Devolvido.
Após fazer o filtro desejado, na última coluna da listagem de títulos existe o botão Opções, onde é possível encontrar as opções disponíveis para cada título, dependendo de sua situação.


Ver/Editar um título
Nesta opção > Editar você consegue visualizar todas as informados do título, sendo possível fazer as alterações no títulos quando ele for digitado de forma avulsa.

Adicionando/ Removendo Tags em Lote
Selecione os Títulos desejados e clique em Opções.

Em seguida , selecione a Opção Adicionar/ Remover Tags em Lote.

Irá abrir uma nova tela , onde você pode decidir se irá Adicionar ou Remover Tags.

Clicando no campo Tags , já irá abrir as Tags cadastradas , podendo também digitar para buscar a Tag desejada.

Após selecionar as Tags desejadas , basta clicar em Salvar, para as Tags serem adicionadas/removidas nos Títulos que foram selecionados.

Após Salvar as Tags que haviam sido selecionadas , são Adicionadas/Removidas de uma única vez nos Títulos.

Gerando Boletos Individualmente
Você pode optar por não gerar os boletos após pagar a operação e deixar para emiti-los posteriormente. Para emitir os boletos através da tela de gestão de títulos acesse o menu lateral Movimentos > Títulos.

Para gerar um boleto de um título específico, clique no menu Opções do título e então em Gerar Boleto.

Ao clicar em Gerar Boletos , irá abrir uma tela para selecionar qual Carteira será gerado o boleto.

Após a Geração no Título ficará o ícone Código de Barras clicando nele irá abrir o boleto para visualização.

Para enviar o Boleto por E-mail ou WhatsApp é necessário ir novamente no botão Opções e selecionar Enviar. Para entender mais sobre como enviar os boletos basta seguir o mesmo passo a passo de Gerando Boletos em Lote

Se a opção Gerar boleto não estiver aparecendo, pode ser por um dos seguintes motivos:
Usuário não tem permissão para gerar boletos;
O título já possui boleto gerado;
O título seja um Cheque;
O título está baixado, cancelado ou prorrogado.
Uma vez o boleto gerado no título, o ícone de código de barras fica aparece ao lado da situação do boleto e pode ser clicado para imprimir o boleto.

Caso nas Configurações da Cobrança Bancária no cadastro do cedente esteja configurado para gerar boletos com desconto, serão gerados com desconto apenas os boletos que cumpram com a regra de que:
A data de vencimento menos a quantidade de dias para desconto deve ser maior que a data de emissão dos boletos.
Caso não cumpra com essa condição, os boletos serão gerados mas sem a instrução de desconto
Gerando Boletos em Lote
Para gerar vários boletos em lote, siga os passos a seguir:
Na primeira coluna da lista de títulos marque a caixa dos títulos que gostaria de gerar os boletos;
Na última coluna, clique no botão Opções no topo;
Clique na opção Gerar/Enviar boletos em lote.

Nos Títulos do tipo Empréstimo onde não contém Cedente aparecerá apenas como Pagador , nesses casos apresentará a informação " Pagador já é o Cedente ".

Nos tipos de Títulos Duplicata Mercantil ,Duplicata de Serviço e Nota Promissória é habilitado o campo de E-mail para o Cedente.

Caso na seleção tenha algum Título que já tenha sido Gerado boleto , o Botão Gerar e Enviar Boletos não será Habilitado.

Para Gerar Boletos , é necessário que selecione apenas títulos que estão com o Status Não Gerado. Sendo assim o Botão será Habilitado.

Ao clicar em Gerar e Enviar Boletos , irá abrir uma tela para selecionar qual Carteira será gerado o boleto.

E para Enviar os Boletos por E-mail ou WhatsApp é necessário que os Títulos selecionados já tenham sido Gerado Boletos e estejam com o Status Aberto.

Para envio por WhatsApp é necessário que já tenha feito a contratação da conexão com WhatsApp. Caso contrário irá aparecer WhatsApp não habilitado.

Após a contratação e com a Instância já cadastrada pela Fomenti, o botão será alterado para Conectar número WhatsApp. Ao clicar no botão será gerado o QR-Code para Conectar o seu Dispositivo.

Após a conexão do WhatsApp ser feita a opção WhatsApp é liberada.

Quando selecionada a opção de envio por E-mail o botão de Anexos é liberado, podendo ser anexado arquivos para o Pagador ou Cedente e esse arquivo será enviado junto ao boleto.

Após a geração dos boletos o botão de Exportar Boletos em PDF é liberado, abrindo uma guia no navegador onde é possível salvar os Boletos em PDF.

A opção Enviar boleto por WhatsApp Web nos Títulos é necessário estar com o WhatsApp conectado no navegador.

Após clicar irá abrir a tela para digitar o número de envio e ao clicar em Enviar WhatsApp será redirecionado para a página do WhatsApp Web.

Caso nas Configurações da Cobrança Bancária no cadastro do cedente esteja configurado para gerar boletos com desconto, serão gerados com desconto apenas os boletos que cumpram com a regra de que:
A data de vencimento menos a quantidade de dias para desconto deve ser maior que a data de emissão dos boletos.
Caso não cumpra com essa condição, os boletos serão gerados mas sem a instrução de desconto
Consultando o Histórico
Nesta opção você consulta o histórico do título, podendo conferir os detalhes da baixa, ter acesso a recibos de quitação (parcial ou total), detalhes da prorrogação, etc.

Adicionando Histórico ao Título
Utilize essa opção para adicionar um histórico manual ao título.

Adicionando Devolução ao Título
Nesta opção você pode adicionar/editar a devolução de um cheque que foi devolvido pelo banco. Uma vez o título marcado como Devolvido ele passa a calcular juros, multa e tarifa específicas da devolução desde o seu vencimento até a sua próxima baixa.
Cheques devolvidos serão sinalizados no Créd Análise do Cedente e do Sacado e podem ser consultados os seus valores atualizados através da tela de Devolução ou pelo relatório Movimentos > Relatórios > Títulos em Atraso.

Baixando um Título
Utilize está opção para fazer a baixa de um título que esteja em aberto (situação Aberto, Devolvido ou Protestado). É permitido fazer a baixa parcial ou total de um título com valor em aberto.
Para lançar uma baixa, acesse Opções > Baixar em um título. Na tela que se abre, informe o valor recebido. Você pode também aplicar tarifas, juros e desconto na baixa.
A opção Baixa por perda pode ser utilizada quando você tem certeza que não irá receber mais um título. Neste caso, a baixa será feita aplicando o Saldo devedor atual como Desconto, e nenhum lançamento no Financeiro será feito. Títulos baixados por perda ficam com a situação de baixa Baixa por Perda.

Após informar os dados da baixa e clicar em Baixar, você deve informar a Forma de Pagamento que foi utilizada para recebimento do valor da baixa.
Prorrogando Títulos
A opção de prorrogação de um título é útil quando o cedente pede para a factoring prorrogar o vencimento do título. Existem algumas opções de prorrogação:



Alterar o vencimento sem cobrar juros: utilize essa opção caso você queira apenas fazer a prorrogação do vencimento dos títulos para uma data futura. Caso o título possua boleto gerado, este terá apenas o vencimento alterado, devendo ser gerada a remessa com instrução de alteração de vencimento ao banco (Cobrança Bancária > Remessas).
Alterar o vencimento e cobrar juros no ato: utilize essa opção caso você queira prorrogar o vencimento e cobrar juros no ato da prorrogação em si. Caso o título possua boleto gerado, este terá apenas o vencimento alterado, devendo ser gerada a remessa com instrução de alteração de vencimento ao banco (Cobrança Bancária > Remessas).
Alterar o vencimento e cobrar juros no financeiro do cedente: Caso queira fazer a cobrança dos encargos da prorrogação, você pode marcar a opção, dessa forma, será feito um lançamento de débito dos custos da prorrogação no Financeiro do Cedente, podendo no futuro ser feito o acerto desse débito quando o cedente vier a operar novamente.
Prorrogar o título original e cobrar juros no novo vencimento: utilize essa opção para os casos de prorrogar o título original e realizar a cobrança de juros na nova data de vencimento. Caso o título possua boleto gerado, este será cancelado e você deverá gerar um novo boleto após a prorrogação (Opções > Gerar boleto).
Criar nova operação de prorrogação dos títulos: utilize essa opção para os casos onde você necessita que seja gerada uma operação de prorrogação com todos os encargos normais de uma operação. Neste caso o sistema irá criar uma nova operação na data do dia com os títulos prorrogados, gerando na operação um valor a receber do Cedente pela prorrogação. Os títulos originais ficam com a situação Prorrogados, não sendo mais computados nos relatórios do sistema. Após a operação de prorrogação ser criada, ela deve seguir o tramite normal de uma operação, indo para análise ou sendo marcada como Paga.
No caso de boleto gerado pelo Boleto Fácil, o boleto é sempre cancelado independente se for alterar apenas o vencimento do título. Neste caso, você deve gerar um novo boleto no título novamente.

Protestando Títulos
Essa situação tem como objetivo apenas alterar a situação do Título no sistema.
Para protestar um título ele precisa estar Vencido ou com a Situação Devolvido( em títulos do tipo Cheque). Para protesto bastar clicar em Opções > Protestar.

Informar a Observação caso tenha e clicar em Confirmar.

Irá aparecer uma tela informando que a situação do Título será alterada para Protestado. Para prosseguir basta clicar em Sim, protestar!

Automaticamente a Situação dele é alterada para Protestado.

Também é possível fazer o estorno do Protesto, onde o Título volta para a condição anterior ao protesto. Acessando Opções > Estornar Protesto.

Irá abrir a tela para registrar alguma Observação caso tenha e em seguida basta clicar em Confirmar.

Irá aparecer uma Tela para Confirmação do Estorno do protesto , informando que ele irá voltar para a situação anterior.

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