Empréstimos
Recurso voltado para empresas de crédito, como financeiras e Empresa Simples de Crédito (ESC).
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Com o recurso de Empréstimos você pode fazer simulações e contratos de empréstimos, financiamentos e renegociações, com e sem garantia, efetuando todos os cálculos de parcelas, juros e impostos de forma automatizada pelo Fomenti.
Antes de começar a digitar seus empréstimos, é necessário fazer algumas configurações do recurso na sua empresa. Para isso, acesse o menu superior Configurações > Empresas, clique em Editar, e na aba "Configurações", clique na categoria "Empréstimos" e efetua a parametrização de como sua empresa irá trabalhar com empréstimos.
Após efetuar as configurações da empresa, caso sua empresa cobre alguma tarifa nos empréstimos, é necessário efetuar o cadastro dessas tarifas. Para cadastrar novas tarifas, acesse menu lateral Cadastros > Tarifas, e então clique em "+ Adicionar nova tarifa".
Você deve definir como Local da cobrança "Empréstimo" e onde a tarifa será aplicada, se ao Contrato (é cobrada apenas uma vez por contrato) ou por Parcela (cobrada uma vez em cada parcela).
Para criar um novo empréstimo, acesse Movimentos > Empréstimos, e na parte superior direita da tela, clique em "+ Adicionar novo empréstimo".
Na tela de cadastro de empréstimo, informe os campos obrigatórios como tipo de contrato, data, tipo de garantia, tomador/cedente:
Tipo de Contrato:
Empréstimo: É a modalidade tradicional, onde o tomador toma o recurso financeiro sem necessidade de entrada.
Financiamento: Para financiamento de um bens, com ou sem entrada.
Renegociação: Para renegociação de dívidas, onde deve ser apontado os títulos que serão renegociados. Pode ser adicionada uma entrada ou solicitado um crédito adicional na renegociação.
Número do contrato: Apenas é gerado quando o contrato passa para a etapa de Aguardando Pagamento.
Data do contrato: A data que será efetuado o empréstimo. É com base nessa data que serão geradas as parcelas do empréstimo.
Tipo de garantia:
Sem garantia: o contrato não terá uma garantia definida. Mais utilizada para empréstimos.
Alienação fiduciária: é quando o tomador do empréstimo transfere a propriedade de um bem qualquer (ou seja, aliena) para o credor, como forma de garantia de pagamento.
Reserva de Domínio: utilizado para veículos. O credor mantém o direito de propriedade sobre o bem financiado até que o devedor quite integralmente a dívida.
Fiador: é uma garantia pessoal, onde a pessoa fica responsável por todo o documento, ou seja, responde por todas as cláusulas contratuais, caso haja algum desrespeito.
Avalista: é uma garantia pessoal, onde a pessoa fica responsável apenas pelo valor de face do título, ou seja, pelo valor contratado, sem a incidência dos juros e encargos, em caso de atraso no pagamento.
Tomador (Cedente): É a pessoal física ou jurídica que está contratando o crédito.
Após informar os dados iniciais do contrato, novas opções são abertas pelo sistema para que sejam informados os dados do empréstimo. Alguns campos podem mudar dependendo do tipo de contrato:
Valor do empréstimo (visível no tipo Empréstimo): O valor do crédito que será contratado pelo tomador.
Valor do bem financiado (visível no tipo Financiamento): O valor total do bem que será financiado. Por exemplo, se for uma casa no valor de R$ 100.000,00, esse será o valor do bem financiado.
Valor da renegociação (visível no tipo Renegociação): É o valor dos títulos a serem renegociados.
Valor da entrada (visível no tipo Financiamento ou Renegociação): O valor que será dado pelo Tomador como entrada na operação.
Valor crédito adicional (visível no tipo Renegociação): um valor de crédito adicional que o tomador solicita e deve ser pago a ele a título de empréstimo.
Valor do empréstimo (visível no tipo Financiamento): é o valor do crédito a ser liberado ao tomador, sendo a diferença entre [Valor do bem financiado] - [Valor da entrada].
Total do crédito contratado (visível no tipo Renegociação): é o valor final do crédito contratado na renegociação. É o resultado de [Valor da renegociação] + [Valor crédito adicional] - [Valor da entrada]
Taxa de Juros (ao mês): A taxa de juros que será aplicada para o contrato.
Sis. Amortização: O sistema de amortização das parcelas que será utilizado no contrato.
Price (Parcelas fixas): as parcelas serão fixa para o contrato. É um sistema em que a maior parte da primeira prestação é composta por juros. Assim, durante o financiamento, o valor pago em juros diminui e o valor pago em amortização aumenta, sem que o valor das parcelas se altere. É a opção mais utilizada para empréstimos. Obs: em certas situações, a última parcela pode ter uma variação de centavos a menor em relação as outras parcelas, devido ao cálculo do saldo devedor da última parcela.
Americano (Valor principal é pago na última parcela): pagamentos periódicos que cobrem apenas os juros do empréstimo, enquanto o principal permanece constante. Por configuração, ao final do prazo do empréstimo, o devedor deve pagar o principal integral em uma única parcela ou refinanciar. Podendo ser configurado qual parcela se inicia o pagamento do valor principal integral.
Sendo possível também fazer a antecipação das parcelas após a data definica de Parcela Inicail Amortização.
Juros Simples (Parcelas Fixas): na amortização de juros simples a taxa de juros é aplicada apenas ao valor principal emprestado durante todo o período do empréstimo. As parcelas são divididas de forma igual. Obs: em certas situações, a última parcela pode ter uma variação de centavos para mais ou para menos em relação as outras parcelas, devido ao restante da diferença que é jogada para a última parcela.
SAC: (Parcelas decrescentes): as parcelas serão decrescentes para o contrato. No caso do SAC o valor de amortização durante o financiamento permanece o mesmo, mas o que diminui é o valor pago em juros, o que permite uma redução do valor da prestação durante o contrato.
Qtd. Parcelas: A quantidade de parcelas para pagamento do empréstimo.
Interv. entre parcelas: a periodicidade de tempo entre as parcelas. Caso selecione Personalizado você pode definir um prazo em dias entre as parcelas.
Data da 1ª Parcela: A data para pagamento da primeira parcela do empréstimo.
Cobrar IOF: Se será cobrado IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) no empréstimo. O IOF sempre é financiado no contrato.
Compor Tarifas nos juros: Quando habilitado, o Fomenti irá calcular uma nova taxa de juros levando em conta o valor das tarifas cobradas no contrato, ou seja, as tarifas serão embutidas nos juros. Recomendado habilitar caso seja uma Empresa Simples de Crédito (ESC).
Cobrar juros das tarifas: Quando habilitado, será cobrado juros das tarifas financiadas no contrato. O financiamento das tarifas será aplicado no recalculo da taxa de juros do contrato.
Vlr. Tarifas do Contrato: As tarifas que serão cobradas do contrato.
Vlr. Tarifas das Parcelas: As tarifas que serão cobradas por cada parcela do contrato.
Após informar todos os parâmetros do contrato de empréstimo, clique em Gerar Parcelas para que o Fomenti efetue todos os cálculos e gere as parcelas do contrato.
Caso queira salvar esse empréstimo, clique em Salvar contrato. Com isso, o contrato fica com a situação Aberto dentro do sistema, mas permitindo alterações em alguns dados.
Assim que a contratação do empréstimo for confirmada pelo Tomador (Cedente), você pode enviar o contrato para Análise (caso tenha sido habilitado o fluxo de aprovação de empréstimos) ou para Aguard. Pagamento (caso não utilize o fluxo de aprovação).
O número do contrato apenas é gerado quando ele é enviado para a etapa de Aguard. Aprovação.
Nessa etapa você pode fazer a impressão do contrato de empréstimo acessando menu Opções > Modelos de Docs.
Assim que o contrato estiver na etapa de Aguard. Pagamento, você pode confirmar o pagamento do crédito ao Tomador (Cedente) efetuando o processo de pagamento. Para isso, acesse dentro do contrato o botão Opções > Pagar.
Será aberta a janela de Formas de Pagamentos, onde você deve informar as formas de pagamentos e de quais contas do financeiro os valores saíram para crédito do Tomador (Cedente). Veja como lançar Formas de pagamentos aqui.
Após o pagamento ser efetuado, o empréstimo fica com a situação final Pago e os boletos de cobrança das parcelas podem ser gerados.
Quando um empréstimo é Pago, o Fomenti gera títulos do tipo Empréstimo para cada parcela do empréstimo. Esse títulos podem ser localizados acessando menu Movimentos > Títulos. Toda movimentação de um título de Empréstimo gera movimentação na parcela do respectivo empréstimo.
Junto ao Contrato de Empréstimo, será possível escolher o tipo de contrato Financiamento, pelo caminho Movimentos > Empréstimo > Adicionar novo empréstimo.
Procure o campo Tipo de Contrato e altere para Financiamento.
Selecione o Tomador ( Cedente ) do Contrato de Financiamento.
Em seguida, na coluna Condições do Financiamento é possível ajustar o Valor do Bem Financiado e o Valor de Entrada.
Após esse passo, segue-se os mesmos passos vistos no Contrato de Empréstimo.
Junto ao Contrato de Empréstimo, será possível escolher o tipo de contrato Renegociação, pelo caminho Movimentos > Empréstimo > Adicionar novo empréstimo. Esse tipo de contrato é utilizado quando a empresa precisa renegociar títulos que o Tomador tenha em aberto no sistema, sejam títulos vencidos ou em aberto. Ao adicionar os títulos na renegociação os sistema já faz os cálculos de juros, multa e tarifa por atraso, podendo o usuário fazer ajustes se necessário, inclusive aplicando descontos.
Selecione o Tomador ( Cedente ) do Contrato de Renegociação.
Após selecionar o Tomador (Cedente), será visível a seção Renegociação de Títulos, onde serão adicionados os títulos a serem renegociados.
Para adicionar os títulos ao Contrato de Renegociação, clique em + Adicionar títulos para renegociação.
Abrirá uma nova tela onde poderá ver todos os títulos desse mesmo Tomador. Selecione os títulos que deseja renegociar e clique em Confirmar.
Os títulos adicionados para renegociação aparecem agora na seção Renegociação de Títulos, onde o usuário pode fazer ajustes nos cálculos de cada título individualmente ou em lote.
Valor da Renegociação: é o valor total dos títulos que serão renegociados.
Valor Crédito Adicional: é um valor de crédito que o tomador pode solicitar na negociação, devendo este ser pago ao tomador ao finalizar a confecção da renegociação.
A partir desse momento, poderá seguir os mesmos passos vistos no Contrato de Empréstimo.
Após dar baixar em uma parcela do título em que a situação esteja "Paga", clique no botão Opções > Histórico para acessar o histórico dessa parcela.
Na janela de Histórico do Título clique no botão "Imprimir Recibo" para gerar um recibo ao tomador do contrato que esteja realizando.
Após um empréstimo está na situação Pago é libera a opção para geração dos boletos das parcelas. Você pode gerar todos os boletos em lote e enviar por e-mail ao Tomador. Para gerar os boletos das parcelas, dentro do empréstimo acesse o menu Opções > Gerar/enviar boletos em lote.
A opção de geração de boletos também pode ser acessada através do botão Opções em cada parcela.
O processo para geração e envio dos boletos por e-mail é o mesmo utilizado para os títulos de uma operação. Para ver mais detalhes de como gerar e enviar boletos, clique aqui.