Importando um XML de NF-e/NFS-e na Operação
Importe XML de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e de NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) para gerar operações de forma mais rápida.
Last updated
Importe XML de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e de NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) para gerar operações de forma mais rápida.
Last updated
Uma operação muito comum nas factoring é o cedente enviar apenas o XML da NF-e de venda ou NFS-e de serviço para a empresa como forma de validar a venda do produto. Dentro do XML da nota existem todas as informações de quem emitiu a nota, quem é o destinatário e os dados da fatura e duplicatas, ficando muito mais fácil para a factoring se o sistema puder ler esse XML para importar essas informações.
Pensando sempre em facilitar o dia a dia da sua empresa, a Fomenti possui o recurso de importar XML de NF-e/NFS-e para criar uma nova operação ou importar títulos para uma operação existente, evitando com isso o trabalho manual de digitação dos títulos de uma nota fiscal.
Para importar um XML para criar uma nova operação, siga os passos a seguir:
Acesse Movimentos > Operações, e então clique no botão "+ Adicionar nova operação" > "Importar XML de NF-e" ou "importar XML de NFS-e".
2. Na tela Importar XML de NF-e ou NFS-e, clique em "Selecionar XML..." e então selecione o XML a ser importado, e em seguida clique em "Ler dados do XML de NF-e".
3. Após o sistema fazer a leitura do XML, irá passar para a etapa para você selecionar o Cedente (emitente) da NF-e. Caso o Fomenti não encontre nenhum cadastro de Cedente com o mesmo CNPJ, ele irá abrir a tela para cadastrar um novo Cedente. Caso o Fomenti encontre cadastros com o mesmo CNPJ, ele irá mostrar para que você selecione o Cedente correspondente clicando em Usar este cadastro, e então clique em Avançar.
4. A próxima etapa é para selecionar o Sacado (destinatário) da NF-e. A lógica é a mesma do Cedente: caso o Fomenti encontre algum sacado com o mesmo CPF/CNPJ, ele irá listar para que você selecione, caso contrário, irá abrir a tela de cadastro de Sacado. Clique em Usar este cadastro e então em Avançar.
5. Na última etapa são listadas as duplicadas encontradas na NF-e. Apenas confirme a informação clicando em Efetuar importação da NF-e.
Após a importação ser efetuada, a operação é salva e o XML fica anexado na operação, podendo ser acessado pelo botão Opções > Anexos.
Você pode importar vários XML de NF-e ou NFS-e na mesma operação, desde que sejam do mesmo Cedente.
Por enquanto nenhuma consulta da situação da NF-e na SEFAZ é efetuada nesse processo. Uma melhoria já está prevista para que as NF-e importadas tenham a situação monitorada para no caso de cancelamento da nota fiscal a factoring seja avisada.
Para importar um XML de NF-e em uma operação existente, acesse o botão Opções > Importar XML de NF-e.